enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Glória

2 participantes

Ir para baixo

Glória Empty Glória

Mensagem por Ivia Nara Sex 22 Jul - 17:55

Oláaa queridos,
estava aqui conversando com a Formiga(Diana) e eu estava tentando explicar a importância de se cantar ou rezar o Hino de Louvor que está no missal romano. E achei muito interessante compartilhar a ideia com vocês.
Muitas vezes ouvi músicos cantado algumas músicas que dizem ser o "Glória" será que eles sabem o no Missal está escrito que o "Seu texto não pode ser substituido por outro". ?

Spoiler:


Como ministrante sou totalmente contra a músicas que não sejam liturgicas, ou seja, eu evito canta-las.Por mais simples que seja, nem mesmo o que fale sobre à Santissima Trindade. O hino do Glória faz parte do Ordinário da Missa, e deve ser cantado ou dito integralmente, como está no Missal!
Eu particularmente rezo em voz baixa o Hino quando ouço outro que não esteja de acordo com o missal.

Vocês já haviam pensado nisso? O que fazer para mudar essa realidade presente em tantas paróquias?
Comentem =)
Ivia Nara
Ivia Nara
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 135
Reputação : 17
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Glória Empty Re: Glória

Mensagem por JuhninhofCN Sáb 23 Jul - 2:32

São dois pensamentos básicos que dão origem a abusos no Gloria. O primeiro é que, por se tratar de um hino de louvor, qualquer “hino de louvor” pode ser colocado neste momento. Engano gravíssimo. O Gloria faz parte do Ordinário da Missa e não dá lugar a nenhum outro texto. A INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO diz, textualmente: o Glória é um hino antiquíssimo e venerável, pelo qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro. O texto deste hino não pode ser substituído por outro.

O texto não pode ser substituído por nenhum outro. Isto exclui textos parecidos, paráfrases, extensões, abreviações etc. Tampouco vejo como seria possível admitir versões métricas.

O segundo pensamento é o de que o Gloria é um “louvor trinitário”. Pois bem; ainda que consideremos o Gloria como louvor à Trindade, não é nisto que ele se concentra; e mesmo que fosse o caso, o fato de ser um louvor trinitário não autoriza ninguém a substitui-lo por outro texto que seja considerado “louvor trinitário” por quem quer que seja.

Daí provêm canções, freqüentemente utilizadas em nossos dias no lugar do Gloria, cujo texto dedica uma estrofe para cada Pessoa da Santíssima Trindade, com as quais se alterna um refrão que costuma conter a palavra “Glória” – e estes simples elementos ficam considerados suficientes para que a tal canção seja colocada neste momento da Liturgia. Ainda que a música não fosse péssima, seria um erro litúrgico muito grave.

Portanto o hino de louvor deve ser mantido em forma original!
JuhninhofCN
JuhninhofCN
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 137
Reputação : 8
Data de inscrição : 23/03/2011

http://twitter.com/JuhninhoPHN

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos