enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

5 participantes

Ir para baixo

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa. Empty Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

Mensagem por André Luiz Botelho Qua 20 Abr - 15:14

Sempre ouvi dizer que é errado escolhermos o padre na hora de confessar e qual paróquia ou horário ir a missa por causa do sacerdote, ministério de música ou o que quer que seja. Que temos que ter em mente é apenas Jesus. Mas seeu tenho a oportunidade de escolher aquele que tenho mais afinidade, é errado? Por que?

André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa. Empty Re: Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

Mensagem por Fabão Qua 20 Abr - 17:11

Não é errado não. O que é errado é deixar de confessar-se ou de ir à missa porque não é "seu padre escolhido", e tem um monte de gente que faz isso.

Quantas vezes não ouvimos alguém dizendo que ia à missa na paróquia tal, com o padre Fulano de Tal, e que deixou de ir à missa quando o padre foi transferido para uma paróquia distante? Afinal, eu tenho fé em Cristo e na sua Igreja ou numa pessoa?
Fabão
Fabão
Membro
Membro

Mensagens : 47
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/04/2011

http://www.fabaonacontramao.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa. Empty Re: Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

Mensagem por Renan Qui 21 Abr - 13:51

A eficácia do sacramento não depende do ministro. Isso é certo, mas a
abertura que eu dou ao sacramento, infelizmente, depende de algumas
preferências de cada um. O Fabão falou bem, se você pode escolher, não
há problema, mas deixar de receber um sacramento por mesquinharia é um
disperdicio da graça de Deus.
Em todo caso, temos que lembrar que o mais importante é o sacramento, não quem irá realizá-lo.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa. Empty Re: Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 21 Abr - 18:19

Sei que posso estar errado, mas não consigo fazer ma confissão de menos de um minuto. Sei que o sacramento foi ministrado, mas pelo menos para mim é terrível essas confissões expressas. Entendo que fui absolvido, mas não colho fruto absolutamente nenhum e saio de lá pior do que entrei, me falta aquele olhar de Jesus que amando profundamente a pecadora caida disse "Vá e não peques mais".
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa. Empty Re: Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

Mensagem por Fhillipe Fhelps Qui 21 Abr - 21:52

Também não acho errado ter preferencia por algum celebrante. Sem querer ser repetitivo, só acho incorreto as pessoas deixarem de participar utilizando a desculpa de não "gostar" do padre, dos músicos, da igreja, etc... como já foi citado anteriormente.

andré escreveu:Sei que posso estar errado, mas não consigo fazer ma confissão de menos de um minuto. Sei que o sacramento foi ministrado, mas pelo menos para mim é terrível essas confissões expressas. Entendo que fui absolvido, mas não colho fruto absolutamente nenhum e saio de lá pior do que entrei, me falta aquele olhar de Jesus que amando profundamente a pecadora caida disse "Vá e não peques mais".
André, desculpe, mas não entendi nada desse seu comentário... você está falando mal de algum padre, que te decepcionou na confissão??? Não entendi mesmo.

Abração
Fhillipe Fhelps
Fhillipe Fhelps
Articulador
Articulador

Mensagens : 314
Reputação : 16
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa. Empty Re: Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

Mensagem por Kelsen Sex 22 Abr - 21:38

André Luiz Botelho escreveu:Sei que posso estar errado, mas não consigo fazer ma confissão de menos de um minuto. Sei que o sacramento foi ministrado, mas pelo menos para mim é terrível essas confissões expressas. Entendo que fui absolvido, mas não colho fruto absolutamente nenhum e saio de lá pior do que entrei, me falta aquele olhar de Jesus que amando profundamente a pecadora caida disse "Vá e não peques mais".

Acho que consigo te entender sim André... Minha confissão da sexta da paixão levou algo em torno de 15 segundos... ainda bem que tive ao menos 15 segundos pra já poder morrer em paz... e com o sacerdote brigando porque me viu confessando à 2 semanas atrás... Dizendo que tenho que me esforçar e tal (e que é o correto), mas, fiquei me perguntando: e a história do 70 X 7? Fazer o bem sem olhar a quem? E se levar em conta que meu pecado não se repetiu, mas sim era outro? Excluindo o povo que ACHA que pecou e está é carente, o que vale mais: alguém que erra seguidamente e quer recomeçar ou algum desses nobres católicos que nunca erram, de sabedorias e pudor extremos, que se dão ao luxo de confessar uma única vez ao ano, pois afinal, "é o que a Igreja pede"????? Confessar demais é estranho e a meu dever um sacerdote deveria acompanhar o caso em separado (separado necessariamente da confissão) mas "murrinhar" perdão pra mim realmente é o fim da picada. Eu acho bacana não precisar falar meus pecados ou confessar de qualquer jeito por pressa, acho que deveria também ter um chat on-line para confissão, ou por e-mail!!! Daí, quando o padre ler - se ler - a graça chega com o perdão e pronto! (desculpem o sarcasmo, mas eu precisava).

Sem falar que muitas vezes os pecados parecem ter a forma que aquele sacerdote gosta ou quer. Pra um se você pecou contra a castidade você vai pro inferno - e esse é o pior de todos pra ele - já pra outro, se você não sabe usar da caridade aí sim você vai arder... Tenho notado muita subjetividade e personalidade própria de cada padre em confissões com padres diferentes, diferentes paróquias... parece que não importa muito o que seria o correto para seguir a imagem de Jesus por exemplo, mas sim o que o padre quer que vc se livre. Na Bíblia fora os mandamentos quase não se fala da castidade, fala-se muito do adultério por exemplo. Mesmo assim quando eu esculhambo ou tento sair na porrada com um flanelinha eu me sinto mal (depois hehe), vejo que não era pra tratar o irmão assim... mas na confissão... pouco importa isso (comigo muda de padre pra padre, repito).

Há um sacerdote na... não vou lembrar o nome, acho que N. Sra. das dores, é no cruzeiro velho, perto da Aruc, em Brasília (caso tenha alguém no forúm que não seja daqui). Ele praticamente vai te obrigando a lembrar de possíveis coisas erradas que tenha feito, nos 10 mandamentos e no que mais for conveniente. Por exemplo ele pode te dizer após vc contar seus pecados "subtraiu, furtou algo de alguém filho? Ou ainda recebeu um troco errado e não quis devolver?" e por aí vai... Limpa a alma e os ossos junto! Wink (confissões deveriam ser bem por aí, né André? Eu gosto).

Fiquei "basbaquiado", besta, pasmo, porém feliz de ver um tal de Fr. Cassimiro da paróquia São Francisco de Assis na asa norte, em Brasília, que numa sexta-feira atrasou a missa em 10 ou 15 minutos não lembro ao certo pois chegou um cidadão, uma alma sofrida que lhe implorou para ter uma confissão ali, segundos para a missa começar. Ele atendeu. Fiquei novamente muito mega feliz de ver que ele realmente colheu lindos frutos, estes mesmos apresentados por D. Augustinho (se não escrevi errado); Bispo franciscano que lutando contra o câncer, se levantou de seu leito, nas últimas, foi carregado até sua paróquia e atendeu confissões. Se doou até onde pode, ao seu extremo.

Em um oportunidade uma amiga passou próximo ao confessionário e lá estava um tal de Pe. José. O horário era muitíssimo avançado e ela perguntou
- Padre!?? O senhor até agora!!! Como é que o senhor consegue essa força, esse amor, esse tempo todo?

A resposta?
Ele aponta para o altar e diz:
- Vem dali minha filha e vem de graça. E ainda tem gente que paga pra poder te isso.

Nem preciso dizer que ela se emocionou muito.

Padres se cansam, claro. Ofício pesado. Mas... já que Deus o escolheu e vc aceitou... assuma-o, não? Estaria eu errado em pensar assim?
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa. Empty Re: Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

Mensagem por André Luiz Botelho Sáb 23 Abr - 10:30

Kelsen, bem no comecinho de minha caminhada na Igreja (sempre fui católico), mas em meu primeiro retiro, chamado Renascer da Shalom, no carnaval de 2001, fiz uma confissão com um padre chamado Aristeu, fiquei aproximadamente uma hora com ele na sala, aquela confissão foi determinante para eu ser quem eu sou hoje, e serviu de combustível para minha caminhada.
Em confissões mal feitas, com padres que não souberam me acolher me levaram a beira do desespero, e me levaram a uma depressão sem precedentes, que por pouco não estou aqui para escrever esse relato. No meio desse caminho conheci o Frei Casemiro e o Padre José, e posso dizer que o carinho dispensado por eles foram o balsamo que me fizeram continuar.


João 10
3. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.
4. Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.
5. Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.



Se eu não ouvir a voz do Bom Pastor eu me perco, como a ovelha que segue sem rumo.

Aos que quiserem me contestar dizendo que o Bom Pastor é o Cristo, faço o uso da expressão em latim, acho que ela fala por si.

"In persona Christ"


Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. (João 6,68)

André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa. Empty Re: Até onde é errado escolher o padre para confessar e participar da missa.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos