enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Padres sem batina.

+9
andrebisinoto
Celestino
Cinthia Dourado
Leosukita
Fhillipe Fhelps
Kelsen
Ivia Nara
André Luiz Botelho
Renan
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Padres sem batina.

Mensagem por Renan Qua 27 Abr - 17:21

Vi esse trecho de uma entrevista do Padre Marcelo à Veja:

"A batina é a maior identidade sacerdotal. Acho um perigo não usá-la. A batina impõe respeito, é uma proteção - inclusive contra o assédio das mulheres. Você não imagina a quantidade de besteiras que eu ouço. (...) Algumas mulheres conseguem até o número do meu celular. Já alertei o Fábio para que não deixasse de usar a batina. E ele está usando, por acaso? Bem se vê que eu não tenho influência sobre ele".

O que você acha dos padres ficarem andando por aí como se fossem leigos?

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 28 Abr - 15:38

Realmente é bastante complicado. Uma vez que se assume um estado de vida consagrado, penso eu que deve-se portar em período integral como tal.
Por exemplo, sempre procuro usar algum símbolo religioso como crucifixo, Tau, escapulário, camisetas, etc para que as pessoas saibam a quem eu pertenço, no caso de um consagrado, sacerdote ou mesmo leigo (Shalom, Toca, etc), precisa se caracterizar como tal, para que sejam reconhecidos e respeitados, se não usar a batina que use pelo menos um clergyman (gola de padre), apesar de haver algumas controvérsias sobre o uso do mesmo. Mas ardar por aí como leigo, exceto em situações bem específicas, como horário de descanso ( almoço por exemplo - ninguém merece ficar sendo interrompido), não é legal e realmente abre margem para essas situações.
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Ivia Nara Qui 28 Abr - 17:16

Bom eu acho estranho, é uma forma deles serem identificados e reconhecidos nas várias áreas da sociedade. Li a um tempo atrás um discurso do Papa Bento XVI, ele disse (convidou) os padres a procurar a perfeição Moral.

Urgente appare anche il recupero di quella consapevolezza che spinge i sacerdoti ad essere presenti, identificabili e riconoscibili sia per il giudizio di fede, sia per le virtù personali sia anche per l'abito, negli ambiti della cultura e della carità, da sempre al cuore della missione della Chiesa.

"É urgente recuperar a consciência que impele aos sacerdotes a estarem presentes, identificáveis e reconhecíveis, tanto pela sua fé, pelas virtudes pessoais como pelos hábitos, cultura e caridade que foi sempre o centro da missão da Igreja ".

Portanto, a citação usada tem uma tradução imprecisa. Deveria ser "...reconhecíveis, tanto pela sua fé, pelas virtudes pessoais como pelo modo de vestir..."

Um padre não é um homem como todo o mundo. É um ministro de Deus Altíssimo.
A batina não faz o padre, mas ajuda imensamente o padre a portar-se como padre, diferentemente de todo o mundo


http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2009/march/documents/hf_ben-xvi_spe_20090316_plenaria-clero_it.html ( site da citação)

Ivia Nara
Ivia Nara
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 135
Reputação : 17
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 28 Abr - 17:31

Ivia Nara escreveu:
Um padre não é um homem como todo o mundo. É um ministro de Deus Altíssimo.
A batina não faz o padre, mas ajuda imensamente o padre a portar-se como padre, diferentemente de todo o mundo

Isso eu acho muito importante, por que se eu que sou leigo quando estou usando algum símbolo religioso, como uma camiseta por exemplo, redobro meus cuidados com o meu comportamento para não correr o risco de dar contra testemunho, e associarem o meu erro a Igreja, assim, um padre de batina, com certeza se esforça muito mais na buscas das virtudes e evitando com mais fervor o pecado.

André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Kelsen Ter 3 maio - 13:51

Concordo com vocês e prefiro não adicionar mais nada aos comentários.
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Renan Ter 3 maio - 13:59

Mandou bem André, quando você está vestindo algo que te identifica como católico, você é impelido a ser testemunho, veja lá vestido de padre. Sair à paisana parece que é para não se comprometer, o que impossível para um apóstolo.

Aff, vim seco para ver o Kelsen descer a lenha... fala meu irmão, para o crescimento da comunidade.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Fhillipe Fhelps Ter 3 maio - 23:40

Ia citar o mesmo que o Renan citou.
Acho que os padres que costumam sair sem a batina é para que não se sintam comprometidos com seus comportamentos e etc.

Acho importante o uso da Batina.
Fhillipe Fhelps
Fhillipe Fhelps
Articulador
Articulador

Mensagens : 314
Reputação : 16
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por André Luiz Botelho Qua 4 maio - 9:46

Fhelps, não que o que vc disse esteja errado, mas penso que usar batina o tempo todo talvez seja um fardo, um fardo que o sacerdote optou por ele, mas, imagina, você nunca ter sucego, onde quer que você vá, você ficar sendo parado pelas pessoas, como ocorre com os artistas. Acho que mesmo os padres merecem um descanso de suas atividades, o problema é se o zelo também ficar em stand by.

E no mais, imagine um médico, um militar, ou coisa do tipo usarem seus uniformes quando não estão trabalhando, não deve ser a situação mais confortável do mundo para eles.
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Eu tava quieto, mas...

Mensagem por Kelsen Qua 11 maio - 20:16

Renan escreveu: Aff, vim seco para ver o Kelsen descer a lenha... fala meu irmão, para o crescimento da comunidade.
Abraços...

Ta bom Renanzinho Smile

O Código de Direito Canônico impõe aos sacerdotes a obrigação de usar um traje eclesiástico decoroso. As especificações deste traje devem ser estabelecidas pelas Conferências Episcopais [de cada país]. A Santa Sé interpreta esta norma indicando que o traje deve ser o traje talar (a batina) ou outro traje distinto dos trajes usados pelos leigos. (...) [No Brasil, a CNBB apontou o uso da batina ou do clergyman].

Conforme o Eminentíssimo Bispo Peter J. Elliott, famoso liturgista australiano:

O hábito de se usar apenas uma alva e estola na Missa se tornou comum na França nas décadas que se seguiram após o Concílio, mas nos últimos anos os bons exemplos de padres mais jovens estão promovendo um retorno à liturgia na sua "normalidade". Isso também se torna evidente no resgate da distinção das vestes habituais dos padres. O convívio religioso-social nos oferece uma perspectiva interssante. Clérigos que se disfarçam a si mesmos como leigos se tornam pastores invisíveis; esta é uma característica de seitas elitistas, em que todos conhecem o o líder pessoalmente, face a face. É comum entre Pentecostais. Também é uma característica necessária à Igreja em tempos de perseguição total, como já foi o caso no México. Mas não é a característica da Igreja Universal, que goza de liberdade religiosa para culto e para evangelização.
.
Por outro lado, quando os padres se apresentam como sinais visíveis de nosso Senhor Jesus e de sua única Igreja, eles então se tornam sinais na sociedade secular e na missão de serviço de Cristo, indicando assim disponibilidade a todo o povo, não apenas a membros da Igreja. Isto também é parte da sacramentalidade católica e da "catolicidade". Em 1979, na sua primeira carta aos padres na Quinta-Feira Santa, o Papa João Paulo II sublinhou a necessidade de se trazer Deus às ruas dessa forma. Isso pode ser visto hoje em termos de pré-evangelização. Quando descrentes ou católicos afastados com um padre ou religioso identificável, eles imediatamente pensam em Deus, ainda que apenas de uma forma vaga. Eles se confrontam com toda uma experiência humana e de vida que, outrossim, permaneceria escondida. Uma cidade construída sobre um monte não deve ficar escondida, e aquilo que se falar de Cristo deve ser proclamado sobre os telhados.


Mas a roupa de trabalho do padre NÃO é a batina. A batina é justamente a veste ordinária, de uso cotidiano. As vestes "de trabalho" são alva, casula, estola, capa pluvial, etc.

É interessante refletir este trecho do artigo " O dever do hábito eclesiástico" da Sociedade Brasileira dos Canonistas:

"A abolição do hábito religioso ou clerical é uma doutrina genuinamente protestante, pois, Lutero ensina que a verdadeira Igreja era invisível, esse disparate foi condenado pelo Concílio de Trento e reafirmado pelo Concílio do Vaticano II, quando diz que a verdadeira Igreja de Cristo é visível, pelos seus sacramentos, pelos seus fiéis, pelos seus santos, pela sua arte, etc, etc. Essa Doutrina da visibilidade da Verdadeira Igreja se apóia na Doutrina da Encarnação de N. Senhor Jesus Cristo, que torna visível aos nossos olhos a divindade, até então, invisível aos nossos olhos. Por isso que o hábito religioso ou clerical faz parte integrante da natureza da Igreja, tornar a fé visível, e, nesse mundo do áudio visual que nós vivemos, agora, mais do que nunca precisamos de símbolos que nos distingam no grande e diversificado universo do Povo de Deus. O exemplos mais evidente para nós é o Papa que em qualquer parte, diante de qualquer "platéia" sempre está com sua inconfundível veste talar branca, que depois do Papa São Pio V tornou-se uma nota característica da pessoa e ministério petrinos."
http://www.infosbc.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=455:o-dever-do-habito-eclesiastico&catid=88:funcao&Itemid=106

No Brasil a CNBB legislou que o traje eclesiástico digno e simples é o clergyman ou a batina, os religiosos podem usar o hábito de sua congregação, se esta não possuir usem a batina ou o clerygman.
Existem outros tantos motivos para legitimar o uso do hábito eclesiástico, como já foi posto. Porém, discordando ou não, esta é a lei disciplinar da Igreja que vigora há quase 16 séculos. E vai permanecer enquanto que as opiniões contrárias e as desobediências não a mudarão.

Tem padre que reclama de calor.... calor é? Com licença:
Padres sem batina. Bentoxvi
ISSO SIM FAZ CALOR

Palmas aos seminaristas que conheço que tem prazer em mostrar pra que vieram independentemente do horário, que continuem assim.

Por fim e falando assim... mais do jeito que eu gosto: Não usar o "traje" é no mínimo PALHAÇADA e DESRESPEITO ao que se propôs a fazer pelo resto da vida. Jesus não se vestiu de prostituta para andar entre as prostitutas, não se vestiu de ladrão para falar com os ladrões, logo, andar com cara de PLAYBOY pra ficar perto da juventude se for esse simples e único significado, a meu ver beira tão somente à imbecilidade humana. Simples assim. E que Deus me perdoe por julgar os sacerdotes que agem assim.

(Eu estava quietinho Renan)
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 12 maio - 9:43

Pega leve. Essa doeu até em mim. Você falou bem, mas uiiii, MISERICÓRDIA.

Spoiler:
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Fhillipe Fhelps Qua 18 maio - 0:49

Concordo em partes com o Kelsen.
Acho realmente que os padres tem que usar uma roupa que o identifique. Acho que não precisa ser, necessariamente, a batina, mas algo que o identifique.
Aos que não usam, sinto muito! Mas não vou chamá-los de imbecis.
Acredito que existem muitos sacerdotes exemplares que não se tornaram imbecis simplesmente por não usarem batina em certos momentos.

Simples assim
Fhillipe Fhelps
Fhillipe Fhelps
Articulador
Articulador

Mensagens : 314
Reputação : 16
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por André Luiz Botelho Qua 18 maio - 9:17

Meu Pai do Céu. Vc está bem Fhelps?
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Renan Qua 18 maio - 12:07

André,
Spoiler:

Kelsen escreveu:(Eu estava quietinho Renan)
Quietinho você estava tendo a mesma atitude dos padres que andam sem caracterização (atitude que você mesmo reprovou). Ainda bem que escreveu, comentário muito enriquecedor.
Disse tudo quando disse:
Kelsen escreveu:Mas a roupa de trabalho do padre NÃO é a batina. A batina é justamente a veste ordinária, de uso cotidiano. As vestes "de trabalho" são alva, casula, estola, capa pluvial, etc.
Agora achar uma "PALHAÇADA" e um "DESRESPEITO" já é um pouco demais. Não que eu ache bom os padres andarem por aí como leigos, mas entendo que eles são humanos e vez ou outra deixam-se levar por idéias (como acontece com todos). O fato é que encontrar religiosos e diocesanos nas ruas, vestindo suas vestes talares ou até mesmo a clergyman, ajuda aos leigos a também testemunharem a fé com os seus acessórios e atitudes. Por isso é que acho que o padre Marcelo mandou bem na entrevista.
Valeu Kelsen, não fica quieto não, veste a armadura e mostra a cara aí (sei que você faz isso), só assim poderemos pedir isso também dos padres.

Abraços...


Última edição por Renan em Qua 11 Jan - 12:34, editado 1 vez(es)
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por André Luiz Botelho Qua 18 maio - 16:37

Acabei de assistir uma pregação do padre Emilson (CN), Lavante e faça a diferença. Em um trecho dela ele foi bem enfático no assunto. Você pode ser pode ser um padre/madre/religioso normal, ou você pode ser a diferença onde quer que você vai. Ele testemunhou que até ele, por estar ao menos com um clergyman, leva a ele a esforçar ainda mais para não pecar.
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Leosukita Qua 18 maio - 23:27

Os comentários estão faltando citação própria das fontes

Eu acho que podia ser uma missanga para identificar os padres
ia ser mó bacana bem moderninho e tal
que acham?
Leosukita
Leosukita
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Kelsen Qui 19 maio - 20:26

Aprovado por mim Leosukita. Quanto a eu achar palhaçada e imbecilidade é a minha opinião e continuo achando. Milhares de PALHAÇADAS que temos hoje que enfrentar dentro da Igreja ou fora dela é exatamente por falta de atitude de um povo permissível que, por tantas vezes, pode fazer algo mas preferiu a mediocridade. Que venham então padres de qualquer jeito; com roupa, sem roupa e, em breve, padres gays com batina do arco-íris. Ainda acredito que a Igreja só é o que é até hoje porque manda quem pode e obedece quem tem juízo, os incomodados que se convertam. Tenho dito.
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Renan Sex 20 maio - 14:06

Leosukita escreveu:Os comentários estão faltando citação própria das fontes
Kelsen, acho que ele está falando sobre os números dos artigos do Código de Direito Canônico, que se não me engano é o cân. 284. Era isso Leo?

Leosukita escreveu:Eu acho que podia ser uma missanga para identificar os padres ia ser mó bacana bem moderninho e tal que acham?
Não acho uma boa idéia.

Ok Kelsen, entendo a sua opinião. Quando digo que é "um pouco demais" dizer que é "palhaçada" e "desrespeito", é porque alguns padres não andam sem batina por má intenção. Foi o que eu quis dizer quando falei que eles "deixam-se levar por idéias". Por exemplo, um padre vai dar palestra em um segue-me, então ele pensa: "Não vou de hábito ou batina, para que eles não me vejam como superior, assim poderei falar mais facilmente ao coração deles". Veja, acho que os pontos positivos de se andar de batina ou hábito superam essas idéias, mas não penso que se deixar levar por uma idéia como essa faça da atitude do padre uma "palhaçada" ou um "desrespeito".
As vestes talares são dotadas de bastante significado, e como tal, são, por si mesmas um testemunho de Jesus Cristo. São Francisco buscava usar vestes em forma de Cruz para que? Para aparecer? Não, para que Jesus fosse exaltado. Por que diocesanos usam batinas pretas? MIB? Não, é uma veste mortuária. Tudo tem um sentido e uma razão de ser, assim é a Igreja católica. Precisamos resgatar alguns desses valores que se perderam por causa de um certo relativismo. É importante também tomar cuidado com a lei pela lei. “A letra mata e o espírito vivifica”(II Coríntios 3,6), entretanto “o amor é o pleno cumprimento da lei” (Rm 13,10).

Por hora é isso...

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Cinthia Dourado Dom 22 maio - 13:46

Bom, gostaria de agradecer pelos posts formativos. Muito obrigada! Acho importantíssimo os padres estarem identificados.
Às vezes, um leigo está precisando falar com um sacerdote e se este estiver identificado aquele saberá! Tudo bem que a pessoa pode ir à igreja e procurar orientação...
Não precisam se esconder! Andem pelas ruas com sua batina porque isso inclusive encoraja os cristãos!
Minha opnião!
Cinthia Dourado
Cinthia Dourado
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 15
Reputação : 2
Data de inscrição : 01/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty as vestes ou exemplos?????

Mensagem por Celestino Dom 22 maio - 19:08

Como primeira participação e como provocação gostaria de recordar o papa Celestino I, que em 375 afirmava que " o clero deve conformar-se com os leigos, segundo a sua classe social e com simplicidade". Essa simplicidade que deveria ser uma marca de distinção e que o clero deveria pela doutrina e não pelas vestes se diferenciar. É a vida, o exemplo que deve levar as pessoas a verem e perceberem se somos cristãos de fato ou não. Agostinho, em 424 escreveu que a " vossa veste não seja distinta dos outros, mas sim o vosso comportamento ( carta 211,10). Vida longa e fortuna!

Celestino
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Kelsen Ter 24 maio - 14:21

Leosukita escreveu:Os comentários estão faltando citação própria das fontes

(falando de modo geral a todos e a mim também nos meus acessos de preguiça Smile ) Leosukita, é bem por aqui que começa a coisa, não espere tudo de mim mastigado, Vá ao código de Direito Canônico - fonte que eu disse que contém os dados - como eu fiz e estude, pesquise. Católico ignorante, futuro protestante. Prometo dar mais detalhes dá próxima vez, assim como fiz em um tópico da RCC (...).

Celestino escreveu: Como primeira participação e como provocação gostaria de recordar o papa Celestino I, que em 375 afirmava que " o clero deve conformar-se com os leigos, segundo a sua classe social e com simplicidade". Essa simplicidade que deveria ser uma marca de distinção e que o clero deveria pela doutrina e não pelas vestes se diferenciar. É a vida, o exemplo que deve levar as pessoas a verem e perceberem se somos cristãos de fato ou não. Agostinho, em 424 escreveu que a " vossa veste não seja distinta dos outros, mas sim o vosso comportamento ( carta 211,10)...

Longe de mim despreZAR St. Agostinho e outros. Mas é fato que existe um código de Direto Canônico que determina o que se deve ou não fazer, não fui eu que criei isso. Acredito sim que alguém na graça, mesmo sem ser padre, basta olhar e tudo se resolve. O problema é que não adianta falar de uma "norma anterior" à atual, pois é a atual que vale, ou estaria eu totalmente equivocado? Não se pode ficar num Concílio Vaticano I se já teve um 2º (que por sinal confirma muita coisa do 1º), por exemplo. A desobediência não é contra mim é contra uma Ordem a qual se escolheu e um código - também de conduta - estabelecido.

Renan escreveu: Por exemplo, um padre vai dar palestra em um segue-me, então ele pensa: "Não vou de hábito ou batina, para que eles não me vejam como superior, assim poderei falar mais facilmente ao coração deles". Veja, acho que os pontos positivos de se andar de batina ou hábito superam essas idéias, mas não penso que se deixar levar por uma idéia como essa faça da atitude do padre uma "palhaçada" ou um "desrespeito".

Irmãozinho, tudo bem de um padre pensar assim e entendo o ponto. Uma comparação ridícula: Não posso entrar num tribunal de chinelo e cueca para evidenciar, externar minha possível humildade. Alguém de terno e gravata certamente se sente desconfortável dentro de um mosteiro, da mesma forma que uma menina com roupas de academia certamente sentiria também. Ainda assim o cara de terno provavelmente trabalha com ele, a menina com roupa de academia certamente usa isso pra malhar, uma batina é para um padre que por sinal não tira folga de ser padre. Você acha mesmo que um padre de coração contrito... vamos melhorar, pra quem já conhece... Você acha mesmo que Frei Josué, Padre Roberto Lettieri, Padre hmmmm Marcelo Rossi deixam de falar mais fácil aos jovens pois quase nunca (ou nunca) estão vestidos de leigos? Não sei se estou conseguindo que você entenda o ponto. Assim como Celestino colocou, não seria correto ter as duas coisas não? As vestes que são um dever e a atitude de seguir a Cristo? Ou não, na verdade todos deveriam ser como padre Fábio de Melo, humano demais pra assumir o tempo todo que é padre? Não sei se estou conseguindo que vocês entendam o ponto. Ok então, nada de batina, mas uma referência evidente de que se é padre para mim é muito válida.

Renan escreveu:As vestes talares são dotadas de bastante significado, e como tal, são, por si mesmas um testemunho de Jesus Cristo. São Francisco buscava usar vestes em forma de Cruz para que? Para aparecer? Não, para que Jesus fosse exaltado. Por que diocesanos usam batinas pretas? MIB? Não, é uma veste mortuária. Tudo tem um sentido e uma razão de ser, assim é a Igreja católica. Precisamos resgatar alguns desses valores que se perderam por causa de um certo relativismo. É importante também tomar cuidado com a lei pela lei. “A letra mata e o espírito vivifica”(II Coríntios 3,6), entretanto “o amor é o pleno cumprimento da lei” (Rm 13,10).

Mas até que seria legal padres MIB Smile Não é ter a lei dos hipócritas "que rezam e fazem cara de dor para serem vistos(...)" e ler tudo com o pé (ao pé da letra). Quero dizer apenas que na minha cabeça é relativamente fácil um padre deixar ser visto como um padre, guardadas as devidas excessões caso existam. Pra mi o esquisito é não usar!

Xêro procês
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Leosukita Ter 24 maio - 21:35

Kelsen escreveu:
Leosukita escreveu:Os comentários estão faltando citação própria das fontes

(falando de modo geral a todos e a mim também nos meus acessos de preguiça Smile ) Leosukita, é bem por aqui que começa a coisa, não espere tudo de mim mastigado, Vá ao código de Direito Canônico - fonte que eu disse que contém os dados - como eu fiz e estude, pesquise. Católico ignorante, futuro protestante. Prometo dar mais detalhes dá próxima vez, assim como fiz em um tópico da RCC (...).

Pois então toma vergonha nessa cara e diga com todas as letras a citação Cod do direito Can. 284
mostre que nós católicos temos um guia de regras e uma coerência inexistente nas igrejas prostestantes.
dar argumentos sem citar a fonte torna eles tão vazios como se não tivesse dado.
E digo mais vai reler o trecho e vai ver aonde você interpretou o codigo.

Celestino escreveu: Como primeira participação e como provocação gostaria de recordar o papa Celestino I, que em 375 afirmava que " o clero deve conformar-se com os leigos, segundo a sua classe social e com simplicidade". Essa simplicidade que deveria ser uma marca de distinção e que o clero deveria pela doutrina e não pelas vestes se diferenciar. É a vida, o exemplo que deve levar as pessoas a verem e perceberem se somos cristãos de fato ou não. Agostinho, em 424 escreveu que a " vossa veste não seja distinta dos outros, mas sim o vosso comportamento ( carta 211,10)...

É porque na época deles não existia o Funk

Renan escreveu: Por exemplo, um padre vai dar palestra em um segue-me, então ele pensa: "Não vou de hábito ou batina, para que eles não me vejam como superior, assim poderei falar mais facilmente ao coração deles". Veja, acho que os pontos positivos de se andar de batina ou hábito superam essas idéias, mas não penso que se deixar levar por uma idéia como essa faça da atitude do padre uma "palhaçada" ou um "desrespeito".

Também acho exagero afirmar que seja palhaçada ou desrespeito,
apesar de concordar que o uso ao minimo da batina deve ser incentivado para que os padres cada vez mostrem o exemplo e não ser obrigada para que se tornem sepulcros caiados.
Leosukita
Leosukita
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Renan Qua 25 maio - 23:43

Ok, esse tópico tem me gerado muitas reclamações, de membros e de não membros do fórum.
Portanto, tópico fechado. Edit:Tópico reaberto, comportem-se.

A idéia inicial era falar das vestes, lembrar dos seus significados... e não ficar julgando nenhum padre ou criar intrigas.

Tomem mais cuidado com jeito de falar, comentários como esse podem ser apagados (ou editados):
Leosukita escreveu:Pois então toma vergonha nessa cara...
Já que no tópico REGRAS GERAIS da categoria 'Fórum' está escrito;
Entretanto, aja sempre com respeito com todos os membros.

Uma vez que a moderação do fórum julgar que uma mensagem esteja descumprindo esta regra, a mensagem será apagada (ou editada parte dela). Editei isso lá nas regras.

Aguentar uma correção do irmão ou uma zuação faz parte do fórum. Não obstante isso, a moderação do fórum zelará pela boa convivência entre os membros, não permitindo que disputas particulares e ofensivas aconteçam, principalmente na categoria 'Igreja', onde o mais importante é o tema discutido.

Caso tenham algo a comentar sobre o fechamento do tópico, criem um novo tópico na Seção ‘Sugestões e contato com a administração’, que faz parte da categoria ‘Fórum’, para argumentar se o tópico devia ou não ser fechado, ou ainda, se deve ser reaberto.
Aqueles que leram o tópico e me pediram para apagá-lo, façam o mesmo caso queiram que o tópico seja apagado e não só fechado. Decidi por não apagar, pois tem informação e opiniões relevantes ao tema discutido.
Obrigado a todos que participaram, o tópico está muito bom.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por andrebisinoto Qui 2 Jun - 23:38

Paz!

Isso não tem tanto a ver com as roupas dos padres, mas tem a ver com os padres:

http://padrepauloricardo.org/audio/14-a-resposta-catolica-por-que-os-padres-jovens-entram-em-crise/

Achei interessante ele falar "O sacerdote não é um homem, mas o sacrifício de um homem".

Outra palestra do Padre Paulo Ricardo a respeito de vestes é sobre o uso do véu:

http://cormariaeonline.blogspot.com/2010/11/formacao-12-o-piedoso-uso-do-veu-pe.html

Abraços
andrebisinoto
andrebisinoto
Membro
Membro

Mensagens : 63
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/03/2011

http://gentedefe.com/nocolodamae

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por André Luiz Botelho Sex 3 Jun - 9:35

Hipocrisia?

Sei que o exemplo vem de cima, mas fico pensando, por que a maioria dos católicos tem vergonha, talvez a falta dela, de se vestir como tal, usar, e fazer bom uso de sacramentais, por exemplo.

Questionamos a respeito da retirada dos símbolos católicos da instituições públicas, mas o templo vivo de Deus, que anda pelas ruas e no Brasil tem total liberdade para usar esses símbolos, pouco os fazem, preferem copiar o comportamento dos artistas e coisa do tipo, enquanto isso, milhares, talvez milhões de pessoas, inclusive católicos e muitas vezes católicos praticantes, fazem uso de símbolos satanistas, como camisetas, aneis, pingentes, etc, com as imagens mais horríveis do mundo, inclusive, em alguns casos, até nos avatares que usamos nos sites.

Aí, sem nos atermos ao nosso comportamento, criticamos nossos sacerdotes (que realmente devem dar exemplo) por não se vestirem como tal.

Ou, como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? (Mateus 7,4)
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Leosukita Sex 3 Jun - 16:29

Tomei uma alfinetada. Pode isso Arnaldo?
mas comentando bem legal os videos, eu ainda sou adepto de que suas ações devem
falar mais que sua imagem.
Faço questão de não andar mais com nenhum símbolo para que não seja
pre-julgado pela imagem e sim pelas ações, e acho que um padre q vai ver um filme
pro golfe sei lá não precisa andar paramentado.
Mas quando ele vai visitar uma familia, viajar, andar na rua quando não está de "folga" está de "serviço" e portanto deveria ir paramentado.
Leosukita
Leosukita
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Padres sem batina. Empty Re: Padres sem batina.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos