enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Confissão virtual?

4 participantes

Ir para baixo

Confissão virtual? Empty Confissão virtual?

Mensagem por Renan Ter 7 Jun - 15:43

Vi isso na internet e achei interessante postar aqui. Ainda não verifiquei a veracidade da aprovação do Vaticano, nem nenhum dado específico.

Vaticano Aprova Aplicativo que Ajuda Fiéis a Confessar.

"A Igreja Católica aprovou um aplicativo para iPhone que ajuda fiéis a confessarem. O programa - chamado Confissão - foi colocado à venda semana passada pela loja virtual da Apple, iTunes, por US$ 1,99 (R$ 3,32).

Descrito como "a ajuda perfeita para todo penitente", o aplicativo dá ao usuário dicas e orientações sobre o ato da confissão.

Agora, membros do clero católico nos Estados Unidos deram sua aprovação oficial ao aplicativo, em um gesto da Igreja Católica que se acredita ser inédito.

O aplicativo guia os usuários através do sacramento da confissão - em que católicos admitem seus pecados - e permite que o fiel mantenha um registro de seus pecados.

O aplicativo também permite que os usuários façam um exame de consciência com base em fatores como idade, sexo e estado civil - mas afirma que não tem como objetivo substituir a confissão inteiramente.

Em vez disso, diz o aplicativo, a idéia é encorajar os usuários a compreender suas ações, e a buscar um padre para obter absolvição.

"Nosso desejo é convidar católicos a se envolverem com sua fé através da tecnologia digital", disse Patrick Leinen, da Little iApps.

O lançamento foi feito logo após o papa Bento 16 ter exortado católicos a usarem a comunicação digital e mostrarem-se presentes online.

Os arquitetos do aplicativo, baseados no estado americano de Indiana, disseram ter levado em conta as palavras do papa enquanto preparavam a ferramenta para consumo público.

"Nosso objetivo com esse projeto é oferecer um aplicativo digital que seja uma "verdadeira nova mídia a serviço da palavra", disse a empresa.

Segundo a Little iApps, o aplicativo foi desenvolvido com a ajuda de vários padres, e teve a aprovação do bispo Kevin Rhoades da diocese de Fort Wayne, em Indiana.

Essa seria a primeira vez que a Igreja aprovou um aplicativo para celular, embora a instituição não seja totalmente alheia ao mundo digital.

Em 2007, o Vaticano lançou seu próprio canal no YouTube.

Dois anos depois, um aplicativo para o Facebook foi criado, para que usuários pudessem enviar cartões postais digitais ao pontífice."

Luis Nassif
http://brincadodecoisaseria.blogspot.com/2011/06/vaticano-aprova-aplicativo-que-ajuda.html

Parece-me uma boa idéia. Entretanto essa parte: "mas afirma que não tem como objetivo substituir a confissão inteiramente", foi muito infeliz. Nem inteiramente, nem parcialmente.

O que acharam?

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão virtual? Empty Re: Confissão virtual?

Mensagem por André Luiz Botelho Qua 8 Jun - 10:43

Levar a pessoa a reflexão é legal, mas o problemas é que vai ter um monte de pereba pancada da cabeça achando que pode confessar seus pecados pra um I-Phone e só falta no final esses malucos se sentirem perdoados, o que não estarão.
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão virtual? Empty Re: Confissão virtual?

Mensagem por Fabão Qua 8 Jun - 15:00

Honestamente, parece mais erro de tradução do que escrita intencional...
Fabão
Fabão
Membro
Membro

Mensagens : 47
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/04/2011

http://www.fabaonacontramao.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão virtual? Empty Re: Confissão virtual?

Mensagem por Renan Seg 13 Jun - 15:52

Fabão, está se referindo ao trecho que destaquei ou ao texto como um todo?

Não tive oportunidade de ler do original, mas acho que a idéia da "substituição", era considerar o exame de consciência como parte da confissão. Por isso substituiria parte da confissão. Se eu usar um papel e uma caneta para escrever os meus pecados, isso substituiria a confissão? Acho que a resposta é claramente NÃO.

Mas não acho essa idéia tão clara assim. O catecismo da Igreja deixa claro que os atos do penitente são três:
"O sacramento da penitencia é constituído de três atos do penitente e da absolvição dada pelo sacerdote. Os atos do penitente são o arrependimento, a confissão ou manifestação dos pecados ao sacerdote e o propósito de cumprir a penitencia e as obras de reparação".(CIC.1491)

O exame de consciência, ainda que importante, não é exatamente uma parte da confissão, é tão somente um auxilio para realizar a "manifestação dos pecados".

De toda sorte me parece um aplicativo interessante.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão virtual? Empty Re: Confissão virtual?

Mensagem por Kelsen Qua 18 Jan - 23:23

E tem mais.... confessar pro aparelho é fácil. Difícil é encarar o padre e ainda mais se você realmente acredita que ele está ali, na hora, fazendo um DDD (discagem direta com Deus) e "dedurando" tudo! Smile
Sei não, sei não...
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão virtual? Empty Re: Confissão virtual?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos