enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contos do Átrio!

5 participantes

Ir para baixo

Contos do Átrio! Empty Contos do Átrio!

Mensagem por pedrogontijo Seg 4 Abr - 23:08

Gente, não sei se todos na São Francisco sabem, mas eu trabalho com projetos de inclusão digital no governo =)

É claro que inclusão digital não é só levar computador e internet pra quem não tem acesso. É muito mais que isso. Às vezes parece óbvio dizer que computadores e internet são só ferramentas, que o importante é o acesso à informação e fazer com que a informação seja importante para as vidas das pessoas, etc. Mas isso não é tão óbvio assim, é uma coisa que tenho de me repetir todos os dias, senão passa batido e eu fico só na compra dos computadores e no acesso à internet. O que importa de verdade são as redes que construímos e as relações que estreitamos.

E por que abri um tópico para falar disso? Porque essas redes (via internet ou não) são muito importantes para que nos aproximemos uns dos outros e para que divulguemos nossas palavras. O Papa já percebeu a importância da internet para a evangelização e já chamou todos os católicos, especialmente os jovens, a usarem de redes sociais a serviço da Igreja -- isto é, a nosso serviço e ao de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E redes sociais não são apenas Orkut e Facebook! Aqui, este fórum, é uma rede social. Blogues são redes sociais. Até coisas que estrapolam a internet, como grupos e reuniões que começam a partir de listas de e-mails ou telefonemas, são redes sociais. Mais uma vez, parabenizo o Renan por atender a esse chamado do Papa e nos convidar para este fórum. Não importa se temos muitos fóruns, facebooks, ou se as redes são grandes ou não. Importa que elas funcionem e aproximem as pessoas.

Então, convido vocês a engrossarem a blogosfera (rede de blogs) católica e visitarem o meu blog, que reativei recentemente com endereço novo: Contos do Átrio. Lá também é um espaço de discussão, mas um pouco diferente daqui, pois blogues são mais para artigos e menos para debate -- embora nada impeça que haja debate lá. Nele falamos sobre Igreja e sociedade, a Igreja Católica na nossa sociedade. E sabemos como a sociedade muitas vezes recebe nossa Igreja...

Visitem lá! Contos do Átrio: http://contosdoatrio.com.br. São muito bem-vindos!

E o que vocês acham dessas redes e da nossa participação? O que vocês fazem na internet nesse sentido -- evangelização, compartilhar idéias, aproximar pessoas? Vocês têm blogues ou participam de outras redes?

Paz e bem!
pedrogontijo
pedrogontijo
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 19
Reputação : 5
Data de inscrição : 28/03/2011

http://www.contosdoatrio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Contos do Átrio! Empty Re: Contos do Átrio!

Mensagem por Fhillipe Fhelps Ter 5 Abr - 0:24

Admirável sua definição sobre redes sociais Pedrão.
Pra ser sincero, nunca usei das redes sociais para algo realmente útil, sempre usei para as futilidades da moda como divulgação de fotos e blah blah blah. Só comecei a enxergar algo bom com o fórum, onde eu me identifiquei muito e percebi o tanto que é interessante debatermos sobre assuntos que nos interessam e nos edificam.
Percebi o tanto que isso gera curiosidade e dá combustível ao aprendizado. É interessante notar os assuntos que surgem, já falaram sobre marxismo cultural (tópico que ainda não me atrevi em comentar, mas me dedicarei ao assunto em breve para participar da discussão), sobre homofobia, dons do Espírito Santo, RCC e etc. São assuntos que por muitas vezes deixamos passar em nossas rodas de conversas entre amigos e que nunca damos significado concreto.
Utilizar das redes sociais para evangelizar e para criar laços sadios entre as pessoas é realmente uma idéia magnífica. Nos resta enxergar essa realidade e utilizar dela para o nosso bem.

Não tenho nenhum blogue. Só participo de fóruns sobre concursos e do vício do Facebook.
Mas conte com minha contribuição e apoio em sua página.

Paz e Bem
Fhillipe Fhelps
Fhillipe Fhelps
Articulador
Articulador

Mensagens : 314
Reputação : 16
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Contos do Átrio! Empty Re: Contos do Átrio!

Mensagem por Renan Ter 5 Abr - 12:40

Grande Pedro, blog muito bom.
pedrogontijo escreveu:E o que vocês acham dessas redes e da nossa participação? O que vocês fazem na internet nesse sentido -- evangelização, compartilhar idéias, aproximar pessoas? Vocês têm blogues ou participam de outras redes?
Isso é bem engraçado, pois quando comecei a usar internet em 2000, basicamente a única coisa que fazia era participar de chats. Então, quando em 2001 tomei consciência do meu batismo, comecei a ir em chats de religião. Era de lei encontrar um tal de "Mariamorreu" no chat do Terra e ficar a tarde inteira debatendo assuntos relacionados ao nick dele. Era massa, o cara (ou a mulher) sempre saía do chat sem se despedir quando não tinha mais argumentos.
Aí veio o Orkut e as comunidades que pegavam fogo eram a minha diversão. A comunidade 'Castidade' era a minha favorita. Porém de uns tempos para cá, as comunidades ficaram praticamente inativas, e as novas redes sociais na internet são cada vez mais "instantâneas". O twitter e o facebook, não tem nada que você leia por mais de um minuto e te faça refletir. Simplesmente abandonei a vida de apóstolo virtual. Existem blogs muito bons (como o do Pedro), mas os blogs pouco permitem, uma interação constante entre os membros, são mais informativos.
Como participava de fóruns sobre computador, jogos, mangás, concursos... percebi duas coisas em fóruns. São muito informativos no tema a que se propõe e permitem grande interação entre os membros por meio de assuntos do fórum e por off-topic. Além disso, você pode colocar vídeos, fotos, criar um perfil, mandar mensagem entre os usuários... tudo isso ordenadamente, pelas regras do fórum, pelas classificações de assuntos etc.
Pedro, espero de fato voltar a ser um apóstolo virtual como outrora e ir além, que este fórum tenha vida longa, como Deus quiser.

Fhillipe escreveu:Só comecei a enxergar algo bom com o fórum, onde eu me identifiquei muito e percebi o tanto que é interessante debatermos sobre assuntos que nos interessam e nos edificam.
Valeu Fhillipe, você é que tem contribuído muito aqui. Espero que o fórum possa ajudar a muitos a enxergar na internet um lugar de diversão sadia e crescimento na fé. Conto contigo.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contos do Átrio! Empty Re: Contos do Átrio!

Mensagem por andrebisinoto Ter 5 Abr - 22:36

Paz!

Pedro, não sei se eu já te disse, mas eu acho o seu blog muito bom! Outro excelente é o do Fabão: www.fabaonacontramao.com.br. Uma dica que eu dou pra poder acompanhar blogs favoritos é usar o Google Reader. Ele pode ser usado, inclusive, como uma rede social, por meio do compartilhamento de leituras. Eu compartilho o que eu leio aqui. Acompanho 160 blogs (calma, alguns estão inativos e não leio tudo, só o que interessa).

O meu próprio blog é gentedefe.com/nocolodamae.

Estou gostando muito do fórum tbm, achei que é uma ferramenta muito útil e acabei de entrar no facebook. Por enquanto, o meu preferido ainda é o twitter.

Abraços
andrebisinoto
andrebisinoto
Membro
Membro

Mensagens : 63
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/03/2011

http://gentedefe.com/nocolodamae

Ir para o topo Ir para baixo

Contos do Átrio! Empty Re: Contos do Átrio!

Mensagem por pedrogontijo Ter 5 Abr - 23:53

André e Renan, valeu pelo apoio! André, já vi seu apoio ao blog pelo twitter e agradeço muito, hehehe...

Pra ser sincero, nunca usei das redes sociais para algo realmente útil,
sempre usei para as futilidades da moda como divulgação de fotos e blah
blah blah.

Você e todo mundo, Fhilipe, hehehe! Redes sociais surgem para futilidades (quem viu o filme Rede Social sabe do que falo), e isso não é necessariamente ruim. Já é uma interação -- só esperamos que as interações entre as pessoas não sejam destrutivas...

Mesmo que comecemos com um orkut da vida, é um primeiro passo para entender como é contruir uma rede online. Aí podemos fazer redes mais "úteis", como esta.

os blogs pouco permitem, uma interação constante entre os membros, são mais informativos.

Blogs são muito bons para referência, embora também permitam o debate (apesar de não tanto quanto os fóruns) nos comentários. Um modelo de blog católico que pretendo seguir é o American Papist -- www.catholicvote.org Apesar de ser muito voltado pra política americana e às vezes não fazer muito sentido pra gente, é um blog muito bom, muito antenado com católicos nos EUA e no mundo. Quero ser que nem ele quando crescer =)

A sugestão do André sobre o Google Reader é muito boa. É a melhor ferramenta de RSS (um tipo de acompanhamento de atualizações na web) que já experimentei até agora. Coloquem os blogues que gostarem no Google Reader e acompanhe-os. O Reader permite você ver todas as atualizações resumidas numa página só, poupando muito tempo. Se precisarem de ajuda nisso e em outras ferramentas web, é só dizer.

Paz e bem!
pedrogontijo
pedrogontijo
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 19
Reputação : 5
Data de inscrição : 28/03/2011

http://www.contosdoatrio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Contos do Átrio! Empty Re: Contos do Átrio!

Mensagem por Kelsen Qua 6 Abr - 11:59

Outra coisa bacana quando você começa a largar, ao menos um pouco, as futilidades é quando se tem a oportunidade de saber de onde estão vindo os acessos ao seu "quarto" virtual. Quarto sim, alguns dão uma cara bem íntima, mesmo sendo blog parece que só vc e o dono do blog estão conversando.

No meu, http://incordejesu.0sites.net/ que não é um blog a gente sempre fica assustado com mensagens de gente de outros continentes. Não nos acostumamos nunca. Montamos ele basicamente para sermos questionados e procurarmos a resposta. Daí ao final o debate é colocado no site. O que estamos achando curioso, por exemplo, é que é uma realidade no Brasil as pessoas verem o vídeo e não lerem as coisas. Já estamos pensando em abusar do Youtube e transformar todo o material em vídeos gravados. Curioso pois é exatamente a mesma coisa do texto, só que com alguém falando. Estamos em busca de saber se isso é uma realidade no mundo ou é só por aqui mesmo.


Inté!

In Corde Jesu
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Contos do Átrio! Empty Re: Contos do Átrio!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos