enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canto de entrada

Ir em baixo

Canto de entrada Empty Canto de entrada

Mensagem por Renan em Qua 6 Abr - 14:02

Participando de ministério de música e reparando a postura do povo durante o canto de entrada, penso que a maioria das pessoas não entende bem qual o sentido dessa música para começar a missa. Muitos ficam apenas esperando o padre entrar, como se a música fosse apenas um plano de fundo para a entrada.

Missal Romano escreveu:IGMR 47. Reunido o povo, enquanto entra o sacerdote com o diácono e os ministros, inicia-se o cântico de entrada. A finalidade deste cântico é dar início à celebração, favorecer a união dos fiéis reunidos e introduzi-los no mistério do tempo litúrgico ou da festa, e ao mesmo tempo acompanhar a procissão de entrada do sacerdote e dos ministros.
Então, você geralmente deixa o canto de entrada te ajudar a "favorecer a união dos fiéis reunidos" e te ajudar a entrar "no mistério do tempo litúrgico ou da festa"?

Já tinha pensado nisso? Comente...

Abraços...

__________________________________________________________________________________________________
O amor não pratica o mal contra o próximo.
Portanto, o amor é o pleno cumprimento da lei. (Rm 13,10)

Servo do Rei.
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Reputação : 41

https://encruzilhada.forumeiros.com

Canto de entrada Empty Re: Canto de entrada

Mensagem por André Luiz Botelho em Qua 6 Abr - 14:12

Realmente nunca havia prestado atenção nesse detalhe, mas costuma cantar e quanto propicio bater palmas durante o canto.

O que mais preciso fazer?

(Sem brigar Nanan, mereço toda paciência que os outros).
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Reputação : 1

Mensagem por Kelsen em Qua 6 Abr - 17:17

Normalmente não me preocupo em nada e não me ajuda em nada. Como não sou uma pessoa que se esforça para aprender a colocar cantos litúrgicos e sempre estou em uma situação que eu ou meu grupo chegamos em cima da hora e sem preparação prévia. Logo, só consigo verdadeira atenção no ato penitencial... e olhe lá (...)
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Reputação : 10

http://incordejesu.0sites.net/

Mensagem por André Luiz Botelho em Qua 6 Abr - 18:03

Kelsen escreveu:Normalmente não me preocupo em nada e não me ajuda em nada. Como não sou uma pessoa que se esforça para aprender a colocar cantos litúrgicos e sempre estou em uma situação que eu ou meu grupo chegamos em cima da hora e sem preparação prévia. Logo, só consigo verdadeira atenção no ato penitencial... e olhe lá (...)

kkkkkk

Eta omi sincero....
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Reputação : 1

Mensagem por Renan em Ter 12 Abr - 4:34

A gente se acostuma mal, e nem lembramos que o canto de entrada é para nos inserir na celebração. Nestes próximos dias teremos algumas celebrações com ritos inicias diferentes do normal (domingo de ramos, sexta e sábado santo). Percebam como o canto de entrada no domingo de ramos (Hosana ao Filho de Davi, Hosana hey...) nos coloca inteiramente dentro da celebração. Porém, não há nada que nos prepare melhor para iniciarmos a celebração que o silêncio da entrada da sexta-feira da paixão. É inevitável rezar em um silêncio sepulcral. Entretanto, é marcante a falta que faz um canto de entrada no sábado santo, onde muitos ficam dispersos com o fogo e só se percebem na celebração na entrada do círio (Eis a luz de Cristo) ou talvez no precônio (exulte).

Enfim, talvez precisemos dar mais atenção aos ritos iniciais.

Abraços...

__________________________________________________________________________________________________
O amor não pratica o mal contra o próximo.
Portanto, o amor é o pleno cumprimento da lei. (Rm 13,10)

Servo do Rei.
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Reputação : 41

https://encruzilhada.forumeiros.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: