enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sacramentais e símbolos religiosos

+2
Fabão
André Luiz Botelho
6 participantes

Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 28 Abr - 15:45

Como postei no tópico dos padres sem batinas, eu disse que sempre procuro usar algum símbolo religioso em minhas vestimentas, para que as pessoas me identifiquem, até mesmo os toques de meu celular, sempre são músicas católicas, até aí eu acho legal, mas muita gente usa como amuletos, as vezes, ouço cada absurdo...

Uma pessoa me disse que usa o terço no pescoço para proteger e também o escapulário para PASMEM!!!! Não ser estuprada. Santa Mãe de Deus, eu quase tive um tróço quando ouvi isso.

Acredito que todo mundo deve ter alguma história maluca pra contar sobre isso, tanto as absurdas como está a cima, como as devocionais.

Vamo lá, conte a sua...
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Re: Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por Fabão Sex 29 Abr - 22:36

É absurdo, mas não me surpreende. Se a moral é relativizada, sacramental vira patuá.
Fabão
Fabão
Membro
Membro

Mensagens : 47
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/04/2011

http://www.fabaonacontramao.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Re: Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por André Luiz Botelho Sáb 30 Abr - 10:17

Fabão escreveu:É absurdo, mas não me surpreende. Se a moral é relativizada, sacramental vira patuá.

Fabão, pode explicar para nós o que e qual diferença ente um e o outro?
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Re: Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por Ivia Nara Seg 2 maio - 22:56

Vou chutar aqui.
Acho que ele quis dizer que não surpreende a atitude dessa pessoa que você comentou André, que ela não sabe mais separar o errado do certo. E que o deveria ser um simbolo religioso virou um apenas um amuleto, não tem mais fé no poder como de exemplo do escapulário.
Ivia Nara
Ivia Nara
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 135
Reputação : 17
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Re: Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por Renan Ter 3 maio - 13:03

Merece ressaltar que patuás são amuletos do candomblé. Veja uma matéria aqui:
Spoiler:

Infelizmente a maioria dos sinais cristãos são usados como amuletos pelos próprios católicos. Fato fácil de ser percebido com o "tau" e o escapulário, que poucos realmente conhecem o seu significado. É importante ressaltar que "sacramentais" não são apenas objetos. Para esclarecer isso é necessário entender o que é um sacramental. "A santa mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados efeitos principalmente espirituais, obtidos pela impetração da Igreja". (CIC,1667)
"Os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos, mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem, à cooperação com ela". (CIC,1670)
Assim sendo, vemos claramente que não só os objetos são sacramentais, de fato "Entre os sacramentais, figuram em primeiro lugar as bênçãos"(CIC,1671).

Tema interessante, espero ter ajudado.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Re: Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por Kelsen Ter 3 maio - 13:53

... tem muita gente em Brasília que tem cruzes mágicas capazes de retirar qualquer mal, qualquer demônio e curar pessoas. O problema que eu vejo é que são as cruzes que fazem isso... na mão de qualquer um.
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Re: Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por André Luiz Botelho Qua 4 maio - 9:34

Ahhh!!! E a história de usar o terço no carro para o carro não bater Shocked

Sou totalmente a favor de caracterizar o carro, com adesivos, o próprio terço, para saber que ali vai um católico (só precisamos nos lembrar de comportar como tal no trânsito), mas atribuir a eles algum tipo de evita acidentes...
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Re: Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por Claudinha Qua 4 maio - 13:16

Aproveitando o tópico para falar de um sacramental que tenho um carinho muito grande, o santo escapulário. Na verdade sou de um a família com um forte carisma carmelita e sempre vejo pessoas usando o escapulário simplesmente como um acessório de moda ou até mesmo católicos que o usam sem ter conhecimento das promessas feitas por Nossa Senhora do Carmo a todo aquele que o usar com real devoção.
Possuo diversos modelos de escapulário, os uso até mesmo de acordo com a roupa que estou usando (coisa de mulherzinha), mas nunca deixo de usar meu escapulário simples e de pano (abençoado pelo sacerdote) por debaixo da roupa...
Agora é hora de entender melhor o que seria esse sacramental e até mesmo as indulgências plenárias que podemos gozá-las com o uso devoto dele: Smile

http://www.carmelosantateresa.com/santos/escapulario.htm

Saber que não só podemos usar escapulário se ele for dado por outra pessoa...que você precisa receber a imposição do santo escapulário por um sacerdote a primeira vez que for usá-lo entre outras coisas fazem a diferença para espalhar tal devoção.

Vamos passar isso adiante!!
Claudinha
Claudinha
Membro
Membro

Mensagens : 40
Reputação : 3
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sacramentais e símbolos religiosos Empty Re: Sacramentais e símbolos religiosos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos