enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obediência X Omissão

4 participantes

Ir para baixo

Obediência X Omissão Empty Obediência X Omissão

Mensagem por André Luiz Botelho Ter 20 Set - 9:59

Nesse tópico, gostaria de saber a opinião de todos sobre o limite de uma e da outra (obediência e omissão). Quando estamos sendo obedientes e quando estamos simplesmente sendo omissos?

André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Obediência X Omissão Empty Re: Obediência X Omissão

Mensagem por Renan Qui 17 Nov - 12:49

O assunto é muito relevante, apesar que está meio solto. Então vamos tentar amarrar um pouco. Temos muito a aprender sobre obediência. Desde pequenos somos inseridos em uma família (seja como for) que pressupõe hierarquia e nos empurra goela a baixo a obediência aos pais. Crescemos achando que obedecer é um fardo... Não pode brincar disso, tem que ir dormir cedo, tem que ir para a aula, não comer aquilo... Enfim, somos levados a pensar na obediência como julgo opressor. Porém, não percebemos (no principio) que toda regra que devemos obedecer visa o nosso bem. Depois, um pouco mais informados e formados diante de Deus e dos homens começamos a acreditar na obediência, mas ter dificuldade de aplicá-la no dia a dia. Sobretudo quando colocamos em dúvida se devemos obedecer a Deus ou ao homem.

Vamos agora fazer um destaque para essas situações. Jesus diz diante de Pilatos que Deus permite que outros tenham autoridade sobre nós. "Respondeu Jesus: Não terias poder algum sobre mim, se de cima não te fora dado".(Jo 19,11) No entanto, muitas vezes pensamos ter um discernimento sobre a vontade de Deus mais acertado do que a quem devemos obediência. Isso acontece o tempo todo em relação aos pais, ao Pároco, ao Diretor Espiritual, ao coordenador de pastoral... É nesse contexto que acho que o título do tópico se aplica. Diante de alguma diretriz que nos foi dada, simplesmente nos omitimos para não correr o risco de errar. Ora, mas a omissão já não é um erro em si?

Lembro-me de um fato interessante que exemplifica que tem autoridade quem Deus assim quer. Um professor do papa Bento XVI (na sua época de estudante universitário), afirmava na faculdade de teologia que não era possível promulgar o dogma da Assunção de Nossa Senhora. Os alunos vendo o movimento da Igreja às portas de promulgar tal dogma, perguntam ao professor o que ele faria se a Igreja chegasse a confirmar a Assunção por meio de um dogma. Então o professor responde: "Então confiarei mais na sabedoria da Igreja do que na minha erudição". (Como não tenho o livro em mãos agora, é apenas uma adaptação de um livro sobre o papa Bento XVI que eu li).

O exemplo deixa claro uma ideia importante, se temos motivos para imaginar que o que devemos obedecer não é correto, ou não é pleno, devemos expor os motivos, mas uma vez que a autoridade não mude de idéia, devemos obedecer. Questionar quase sempre e desobedecer nunca.

Abraços...

Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Obediência X Omissão Empty Re: Obediência X Omissão

Mensagem por André Luiz Botelho Sex 2 Dez - 13:42

Renan escreveu: Questionar quase sempre e desobedecer nunca.

Mateus 21

28. Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: - Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha. 29. Respondeu ele: - Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi. 30. Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu: - Sim, pai! Mas não foi. 31. Qual dos dois fez a vontade do pai?
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Obediência X Omissão Empty Re: Obediência X Omissão

Mensagem por andrebisinoto Qua 7 Dez - 10:52

São Pedro tbm desobedeceu em At 4,19: "Responderam-lhes Pedro e João: Julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais do que a Deus."

A obediência aos homens só faz sentido se ela tiver por fim a obediência a Deus...

Abraços
andrebisinoto
andrebisinoto
Membro
Membro

Mensagens : 63
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/03/2011

http://gentedefe.com/nocolodamae

Ir para o topo Ir para baixo

Obediência X Omissão Empty Re: Obediência X Omissão

Mensagem por Kelsen Qua 11 Jan - 13:46

... ao menos assim espelha-se em obedecer a "alguém" que todos os crentes de coração julgam ser perfeito. Daí tecnicamente não tem porque desobedecer. Bonito isso. Smile
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Obediência X Omissão Empty Re: Obediência X Omissão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos