enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Métodos naturais.

+6
André Luiz Botelho
Lu Braga
Kelsen
andreafbc
Fhillipe Fhelps
Renan
10 participantes

Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Métodos naturais.

Mensagem por Renan Sex 25 Mar - 11:54

Todos convivemos com pessoas que pensam diferente da gente. Ainda bem. Porém, é meio tenso termos algumas dificuldade de conversar sobre determinados temas dentro da própria Igreja. Uma dos temas que tenho visto cada católico puxando para um lado é a questão "vou ter quantos filhos Deus quiser".
O que você acha disso? Não é bem assim? Você conhece os métodos naturais?
Você é contra o aborto, mas não quer ter mais de dois filhos... isso faz sentido?

Comente...
Abraços.


Última edição por Renan em Dom 27 Mar - 0:00, editado 1 vez(es)
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Fhillipe Fhelps Sex 25 Mar - 23:10

Bom... esse é realmente um assunto que terá muito pano pra manga.

Enfim, esse é um dos assuntos que eu não consigo pensar apenas pelo lado católico. Porque???
Se eu fosse realmente seguir vontades e sonhos, eu queria ter uns 5 filhos. Mas será que todos temos condições de sustentar uma quantidade dessa de filhos??
A época de ter filhos para ajudar no trabalho já é passado, e todos sabemos dos gastos que uma criança traz consigo.

É claro que não devemos deixar a preocupação financeira tomar conta de todos os nossos instintos, mas acredito que devemos tentar ter um planejamento, para que o surgimento de uma criança seja motivo de muita felicidade e não de lamentações, deixando as preocupações futuras tomarem conta dos sentimentos.

Assim eu acho que isso faz sentido... e de maneira alguma esse pensamento me torna uma pessoa favorável ao aborto.

É o que eu penso...
Fhillipe Fhelps
Fhillipe Fhelps
Articulador
Articulador

Mensagens : 314
Reputação : 16
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por andreafbc Sáb 26 Mar - 16:12

Depois desse tópico, tive que me cadastrar, porque fiquei interessada no assunto, hehe!

Eu estou usando o Método Billings desde que casei, e para mim, a experiência tem sido maravilhosa! Claro, é um método exigente, mas de modo geral, acho que o método tem mais pontos positivos do que negativos, e trouxe muito mais graças pro meu casamento do que eu esperava.

Quanto a "Vou ter quantos filhos Deus quiser", acho que as pessoas se assustam um pouco com essa frase.
Talvez porque, quando escutamos isso, logo pensamos que "ter quantos filhos Deus quiser" significa "ter 5, 10, 30 filhos!!!". Mas eu acho que não é bem assim.

Para alguns casais, o plano de Deus pode ser, sim, muitos filhos! Para outros, que talvez planejassem ter muitos filhos, os planos de Deus podem ser outros. A Igreja nos ensina que os métodos naturais são um dom, um presente natural que Deus nos concedeu, e que devem ser utilizados sempre que houver um motivo grave e justo para isso. Tais motivos podem ser financeiros, psicológicos, até mesmo motivos de saúde. O importante é haver o discernimento, saber quando é o momento para conceber uma vida, e também quando Deus nos pede que esperemos.

Ter quantos filhos Deus quiser, no meu entendimento, não significa ter um filho atrás do outro. Para mim, fazer a vontade de Deus significa ser generoso, na medida em que Deus nos dá as possibilidades de ter um filho.

Acho que um Diretor espiritual é fundamental nessas horas! No meu casamento, fez muita diferença, pois ele nos ajuda a perceber quando estamos agindo conforme a vontade de Deus, utilizando o método de maneira coerente, e quando estamos utilizando o método por razões egoístas.

Espero ter contribuido com o pouco que sei! =)

Muito boa a discussão, voltarei aqui depois para ver outros comentários!

Em Cristo,
Andrea
andreafbc
andreafbc
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 8
Reputação : 2
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Renan Seg 28 Mar - 17:31

Oi Andreafbc, primeiramente seja bem vinda a enCRUZilhada, espero que goste do nosso fórum e contribua para o crescimento (como fez na sua mensagem).
Comentário muito bom e pertinente, dotado de vivência e busca de uma maternidade/paternidade responsável à luz do que Deus quer.

Só um comentariozinho...
andreafbc escreveu:A Igreja nos ensina que os métodos naturais são um dom, um presente natural que Deus nos concedeu, e que devem ser utilizados sempre que houver um motivo grave e justo para isso.
Penso que talvez o sentido que você quis dar a palavra 'grave' poderia ser melhor representado por 'importante'. Até mesmo em concordância com os exemplos que você cita depois.
Depois passa lá na seção 'Entrei agora' e se apresenta. Obrigado.

Outra coisa, percebo muitos casais (até bem católicos) não querendo filhos no(s) primeiro(s) ano(s) de casado. Esse tipo de pensamento é um pouco egoísta (minha opinião), principalmente quando vem seguido da frase: "temos que aproveitar o casamento". Ora, ter filhos não é curtir o casamento? Para que exatamente estamos querendo casar? Casamento é para realizar os meus projetos ou realizar o outro e o que Deus quer de mim?

Abraços...


Última edição por Renan em Qua 30 Mar - 13:32, editado 1 vez(es)
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Kelsen Seg 28 Mar - 22:35

Eu quero ter 22...

Como não depende de mim, vou me ajeitando com o que der:D . Quando ouvi do método Billings eu também fui contra. Na minha cabeça era: "oras, se a mulher pode saber exatamente o dia que ela pode engravidar ou não, logo está também coibindo uma possível vontade do Pai como se fosse usar a camisinha" ou ainda "aprendeu isso e perdeu o juízo, não é casada, vai usar na rua!". Mas... vendo a atual conjuntura mundial, eu acostumei com a idéia do "controle" e aprendi a relevar.

No fundo eu não tenho fé. E os irmão também não tem fé. Explico: medo de ter 10 filhos ou mais é sempre pensando em não ter dinheiro, como se manter, etc, etc que analisando com carinho, lá no fundinho é meramente um egoísmo próprio e uma vontade única, própria e egoísta de "eu não serei mais feliz". Vejamos alguns contextos de 100, 200 anos atrás. Minha bizavó teve 12 filhos e alguns adotados totalizando 20... na verdade pessoas que não tinham como criar ou foram irresponsáveis mesmo e dava a criança pra ela cuidar pra sempre. Analfabeta, era tão devota à N. Senhora e à Trindade que nunca lhe faltou comida à mesa para todos e muitos da cidade a tratavam como santa. Sem falar nos doentes de coisas terríveis aos quais ela orava e ficavam curados (...).

Daí ano passado, uma amiga de minha namorada estava a se casar e o padre lhe manda a seguinte para o casal: "Esqueçam essa babaquice que o mundo pregou pra vocês. Tenham quantos filhos Eles lhes permitir, e, se fiel no pouco, nunca lhe faltará nada. Não conheço um caso sequer que faltou". Isso acalmou demais meu coração, me deixou mais feliz em ser Católico. Lógico que tomei um beliscão seguida da frase "pode esquecer os 22 engraçadinho", mas foi muito gratificante ouvir aquilo.

Há um caso... não me recordo a data com precisão e não encontrei com facilidade na internet... em algum lugar do Rio Grande do Sul, uma mãe que foi estuprada, resolveu não abortar a criança. Já adulta a mãe conta a verdade, ele se torna Juiz de Direito e condena uma quadrilha envolvida nos mais diversos crimes. Prende a todos. Curiosamente uma das pessoas que ainda fazia parte era seu pai.

Eu realmente acredito que Deus escreve por linhas certas. O torto sou eu e você.

Fui!
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Lu Braga Ter 29 Mar - 11:46

Conheço um pouco dos métodos naturais e sou totalmente a favor.
Quero ter quanto filhos Deus quiser, afinal Ele sabe o que cada um é capaz de suportar física e financeiramente.
=D
Lu Braga
Lu Braga
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 151
Reputação : 5
Data de inscrição : 29/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por André Luiz Botelho Ter 29 Mar - 14:41

Kelsen, 22??? affraid
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Familiaris Consortio e Humanae Vitae

Mensagem por andreafbc Qua 30 Mar - 14:11

Oi, Renan!

Muito obrigada pelo seu comentário, acho que vai ajudar a frutificar ainda mais este debate. Na verdade, eu utilizei estas duas palavras (grave e justo) porque são exatamente as palavras que eu encontrei nos documentos da Igreja que falam sobre os métodos naturais.

Um motivo grave (a palavra já diz) seria algo muito sério. Um motivo justo, na minha opinião, seria algo equivalente a importante, que foi justamente a palavra que você colocou.

Segundo um documento do Congresso Teológico-Pastoral (em comemoração do XX aniversário da Familiaris Consortio): "Os métodos naturais são preciosos, quando justos e graves motivos exigem que os nascimentos sejam distanciados."

Segundo a Humanae Vitae, um dos requisitos para a paternidade responsável é: "A deliberação ponderada e generosa de fazer crescer uma família
numerosa, ou a decisão tomada por motivos graves e com respeito pela
lei moral de evitar, temporariamente, ou mesmo por tempo indeterminado,
um novo nascimento
"

Quando eu falei da importância de um diretor espiritual, foi porque esses motivos são tantos, e de naturezas tão distintas, que muitas vezes o casal precisa de uma ajuda para entender se esses motivos provêm do egoísmo, ou se são realmente motivos importantes, pois os documentos da Igreja não especificam isso.

O que seria um motivo justo, importante? Bom, isso depende... o dinheiro, por exemplo, pode ser um motivo importante, dependendo da situação do casal. Mas também pode ser um motivo egoísta se, por exemplo, o casal coloca futilidades e realizações financeiras egocêntricas acima da importância dos filhos.

Eu concordo com o que você disse (sobre a questão de evitar filhos no início do casamento), e acho que às vezes isso é uma desculpa egoísta. Eu também queria muito evitar filhos no começo do meu casamento, mas não era por vontade de "curtir" o casamento. Era porque eu morria de medo, pensava em vários problemas, em tudo que ia dar errado, no dinheiro que nos custaria, no curso que eu ainda precisava terminar, etc.

Acabei mudando de idéia em cima da hora, dias antes de casar. E depois que eu fiquei grávida, adivinha??? Nenhum daqueles "problemas terríveis" que eu enfiei na minha cabeça chegaram a acontecer... hehehe! Deus provê, isso é algo maravilhoso que a gente aprende com o tempo de casamento!

Para quem se interessar mais pelos documentos em que a Igreja fala dos métodos naturais, tem a Humanae Vitae, e também a exortação apostólica Familiaris Consortio. São documentos ótimos para ler antes do casamento, rsrs!

Em Cristo,
Andrea
andreafbc
andreafbc
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 8
Reputação : 2
Data de inscrição : 26/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Lu Braga Qua 30 Mar - 15:17

é um método em que une o marido e esposa, conheço casos em que o homem descobriu primeiro que a mulher que ela estava grávida...
é realmente uma só carne e um só corpo
Lu Braga
Lu Braga
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 151
Reputação : 5
Data de inscrição : 29/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Fhillipe Fhelps Qua 30 Mar - 22:36

Poxa Andréa... parabéns pelos seus comentários. Suas palavras e seus testemunhos dão animo quando se lê.
Eu ainda não sou casado e imagino que ainda levarei algum tempo, por isso não tenho tantas experiências no assunto (como você) mas já pensei e refleti muito nesse assunto, no entanto nunca analisei meus motivos fielmente. Nunca cheguei a pensar se meus motivos são egoístas ou egocêntricos, na verdade, quase sempre pensamos no nosso conforto e não deixamos a providência divina agir com fé em nossos corações.

Mas penso muito em planejamento. Será que isso se confronta diretamente com a vontade de Deus??? "Tentar" escolher o momento certo para ter um filho (analisando escadas profissionais, situações financeiras, a conquista da casa própria, etc) pode ser um ato egoísta, mas pode ser, também, um ato de amor a esse filho, para que se possa dar a ele uma melhor qualidade de vida, que talvez não existiria se acontecesse uma gravidez logo no início do casamento.

Porém, confesso que nunca li nada sobre o assunto, nem a Humanae Vitae, e nem sobre a Familiaris Consortio. Esses são pensamentos particulares que sempre tive guardado comigo. Assim como você um dia já pensou, que ter um filho poderia gerar inúmeros problemas e depois mudou de idéia, quem sabe eu possa clarear algumas proposições da minha cabeça também. =D
Vou tentar ler suas indicações.

De qualquer forma.. foi ótimo partilhar sobre o assunto.
Um abraço
Fhillipe Fhelps
Fhillipe Fhelps
Articulador
Articulador

Mensagens : 314
Reputação : 16
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Fabão Seg 4 Abr - 10:26

Pois é, né? Então...

Em primeiro lugar, temos que deixar de lado os pensamentos de que não é possível ter mais de dois filhos. Por quê? Porque parte do pressuposto que casaremos e teremos filhos que estudarão em escolas particulares, daremos carros a eles assim que fizerem 18 anos, farão faculdades particulares, etc... Ou seja, não queremos sair da nossa zona de conforto.

É a mesma mentalidade que leva alguém a "curtir o casamento" por um, dois, cinco anos antes de ter o primeiro filho. Meu chefe esperou 14 anos para ter a primeira, e agora está tarde para terem outro filho. A adoção é sempre uma opção, mas nem todos estão abertos a essa possibilidade.

Esse lance de nunca faltar nada para quem se abre à vontade de Deus é fato. Meu pai é o quinto (acho...) de 12 irmãos e irmãs, e sempre foram bem pobres, mas nunca moraram embaixo da ponte e nem passaram por situações de miséria. Minha mãe é a penúltima de 9 irmãos e irmãs, e mesmo após meu avô ter perdido tudo e eles se mudarem para Fortaleza sem muitas condições, os filhos foram ajudando os pais e se ajudando e nunca passaram necessidades. Nas duas famílias foi assim porque abriram mão de si mesmos e tiveram coragem de se lançar na vontade de Deus, mesmo enfrentando dificuldades.

São José Maria Escrivá tem uma frase ótima: "Os filhos dos cristãos nascem com o pão debaixo do braço." cheers

Uma coisa é importantíssima: não podemos julgar. Esse é um tema não apenas polêmico, mas muito delicado. Não podemos esperar que décadas de doutrinação pró-pílula, pró-camisinha e de incentivo à promiscuidade sejam simplesmente apagados da vida dos irmãos. Podemos mostrar e conversar, mas nunca acusar. “Na dúvida, LIBERDADE. Na certeza, UNIDADE. Em tudo, CARIDADE”. (Santo Agostinho)
Fabão
Fabão
Membro
Membro

Mensagens : 47
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/04/2011

http://www.fabaonacontramao.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Lu Braga Seg 4 Abr - 12:01

Adoirei Fabão... quem a Deus tem, TUDO tem...
Lu Braga
Lu Braga
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 151
Reputação : 5
Data de inscrição : 29/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Cinthia Dourado Ter 5 Abr - 17:11

Renan, parabéns pelo tópico!

Bom, eu não sou casada, mas conheço os métodos naturais há algum tempo devido ao meu trabalho e ideologia pessoal - tenho uma certa resistência à medicalização dos corpos femininos. Tive vários relatos de experiência que endossam a eficácia do método. É importante ressaltar que é uma escolha para o casal. Homens, comecem a ler sobre o assunto!!!

Gostei muito quando vi um comentário anterior lembrando dos nossos irmãos que ainda não experimentam a vivência cristã. Nós convivemos com muitos desses irmãos todos os dias. E nós podemos compartilhar o nosso conhecimento com eles sem que achem que estamos apenas tentando impor nosso pensamento filosófico e religioso.

Há alguns motivos bem importantes para que as pessoas escolham métodos naturais:

1. Natural não tem efeito colateral!

2. Métodos com liberação de hormônios (como contraceptivo oral, por exemplo) interferem no metabolismo - é mais difícil emagrecer e mais difícil ganhar massa magra, para os que praticam atividade física.

2. 1. Associado a outros fatores de risco, podem favorecer surgimento de neoplasias, trombose, alterações de humor.

2.2. Podem provocar acidente vascular encefálico (derrame) em pessoas muito jovens. (Alguém assistiu Mar adentro? Já vil algumas mulheres daquele jeito)

3. Métodos contraceptivos podem ser abortivos. Podem não ser. Acredito que ninguém quer conviver com essa dúvida. Já conheci uma pessoa que abortou e se arrependeu depois - gente, não é legal!

Para os cristãos - aproveitem a graça do conhecimento difundido pela nossa igreja!

Sobre ter muitos filhos, conheço uma pessoa que tem treze filhos! Parece pouco razoável para os nossos dias, mas com Deus tudo é possível. Se Deus quiser, vou ter mais de dois!

Sobre esperar um pouco após o casamento, acho que é importante o casal se organizar e se acostumar a coabitar, mas acredito que mais que dois anos já é exagero!

Bom, minha humilde opinião!

Espero ter acrescentado.


Ah, eu já ia esquecendo!

"quantos filhos Deus quiser"

Gente, além de querermos ser generosos, é preciso estudar um bocadinho!

Eu não sei o que acontece (tenho alguns palpites) mas os indivíduos do gênero feminino da espécie homo sapiens sapiens esqueceram como ter seus filhos de forma fisiológica!

Será que não acreditamos mais na Criação? Deus criou a mulher com mecanismos, no mínimo, suficientes para terem seus filhos sem cirurgia.

Será que realmente 85% das mulheres, como vemos nos nossos hospitais, precisam de cesárea para terem seus filhos???? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não!

Onde eu quero chegar: cesárea é uma cirurgia e toda cirurgia tem riscos! Além disso, as pessoas não devem ter quatro, cinco cesáreas - é perigoso! Então para os que querem ter muitos filhos, aconselho fortemente a pensar no parto normal como a primeira escolha!

E não é só querer, temos que ler sobre, afinal, esquecemos como se faz!


Por enquanto é só!
Cinthia Dourado
Cinthia Dourado
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 15
Reputação : 2
Data de inscrição : 01/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Renan Ter 5 Abr - 17:51

Olá Cinthia. Não são permitidos postes consecutivos, é só usar o botão editar. Dá uma olhadinha AQUI. Já editei fundindo os tópicos.

Ótima contribuição para o tópico, visão da área da saúde bem interessante.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por andrebisinoto Ter 5 Abr - 22:18

Paz!

Os filhos são bênçãos de Deus! Se Deus quiser, terei muitos.
Não tenho muito a acrescentar no tópico, só queria dizer que sou um "doido"como os aí de cima, que são contra a pílula e a camisinha.
Abraços
andrebisinoto
andrebisinoto
Membro
Membro

Mensagens : 63
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/03/2011

http://gentedefe.com/nocolodamae

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Kelsen Qua 6 Abr - 12:47

André Luiz Botelho, Smile

22 sim, dois times de 11, tudo em família, tudo em casa Very Happy
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Ana Beatriz Ries Seg 18 Jul - 20:08

https://www.youtube.com/watch?v=3sl5rzvuLXw&feature=fvsr

esse video diz bem o q eu penso e uma fidelidade a essencia da Humanae vitae...
tudo se resume em entender a importancia daquela vida humana sonhada e desejada por Deus, e aquela alma foi criada por Deus com um propósito! por isso, independente das dificuldades e circunstancias nas quais este ser amado foi concebido, ele é mais importante no plano da salvaçao do que numa qualidade de vida pregada... acredito que essa "qualidade de vida" é mais uma falácia para nos afastar sutilmente do projeto de amor de Deus para cada família! pois se usa algo autenticamente, genuinamente bom e de direito dos filhos de Deus como um impedimento para o dom da vida! só pensar que inúmeros santos e pessoas de boa vontade jamais teriam vindo ao mundo se na época de sua existencia esse conceito fosse tão forte como na nossa sociedade moderna, como por exemplo santa Teresinha. Nós não queremos cruzes nem dificuldades, e se fosse por isso eu nao teria nenhum dos 7 filhos que concebi sendo que pari apenas 4 (o quarto estou quase...), mas cada alma é eterna e faz parte de um projeto infinito de Amor de Deus para a salvacao de toda a humanidade... nao para conforto e nao para conformidade minha!!!! e sim, uma familia católica deve ter no coraçao e na boca a frase: "qtos filhos Deus quiser me dar" e nao, dificilmente seriam 5 ou 20. é só ver nos patriarcas aos quais Deus PROMETEU uma descendencia numerosa tinham um ou dois (Sara, Rebeca, Raquel, Ana etc) pra nao ficar extenso... peço que leiam Salmo 126 q é a base desse conceito e uma promessa da fidelidade de Deus em socorro aos bens materiais NECESSÁRIOS, e eu sou testemunha disso.. mesmo com tantas privaçoes..., e ler tb Humanae Vitae - Regulaçao da Natalidade, n. 16.
outra coisa, jamais um católico deve usar o termo planejamento familiar... e sim paternidade responsavel!!!! Precisamos confiar em Deus, nos colocar na situaçao q somos... criaturas que colaboram com seu amor, e nao como seres que sabem mais e criam teorias infinitas para "decidir" a vontade de Deus... esse é o pecado original... ser como Deus... e ao longo de toda a historia da salvaçao qdo o homem se coloca no lugar de Deus e faz o projeto de Deus como pensa só dá problema... ex classico Sara e Agar, Esau e Jaco etc.

deixo aqui um testemunho q sempre me encanta...
"Na história da minha família existe algo de miraculoso. Quando concebeu o seu primeiro filho, a minha mae tinha apenas dezoito anos e adoeceu gravemente. curada, os médicos disseram-lhe que já não poderia ter filhos em por em perigo a própria vida. Foi entao consultar o Bispo auxiliar de La Plata, que lhe disse "Os médicos podem enganar-se, ponha-se nas mãos de Deus e cumpra os seus deveres de esposa."A partir de entao, minha mae deu à luz outros vinte e um filhos. Eu sou o ultimo nascido, e ela viveu até aos oitenta e dois anos. Mas a história nao termina aqui, porque nos anos sucessivos fui nomeado Bispo Auxiliar de La Plata, precisamente no lugar daquele que abençoara a minha mãe. No dia da minha ordenaçao episcopal - o Aracebispo deu-me de presente a cruz peitoral daquele bispo sem conhecer a história que havia or detrás. Quando lhe revelei que devia a minha vida ao proprietário dauqel cruz, ele chorou." Cardeal Eduardo Pirónio, o útlimo filho desta corajosa senhora.

e claro pra fechar com chave de ouro, querido e fidelíssimo padre paulo ricardo: http://padrepauloricardo.org/audio/23-a-resposta-catolica-camisinha-e-metodo-billings/
Ana Beatriz Ries
Ana Beatriz Ries
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 7
Reputação : 2
Data de inscrição : 14/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Kelsen Qua 18 Jan - 23:27

Minha bisavó teve 12, criou mais 9 era analfabeta e nenhum morreu de fome ou deixou de virar doutor....! Admiro isso.
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Métodos naturais. Empty Re: Métodos naturais.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos