enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Liturgia da Palavra.

+5
Ícaro de Souza
Chocanjo
Fhillipe Fhelps
André Luiz Botelho
Renan
9 participantes

Ir para baixo

Com que frequência você se lembra das leituras da missa?

Liturgia da Palavra. Vote_lcap13%Liturgia da Palavra. Vote_rcap 13% 
[ 1 ]
Liturgia da Palavra. Vote_lcap38%Liturgia da Palavra. Vote_rcap 38% 
[ 3 ]
Liturgia da Palavra. Vote_lcap13%Liturgia da Palavra. Vote_rcap 13% 
[ 1 ]
Liturgia da Palavra. Vote_lcap25%Liturgia da Palavra. Vote_rcap 25% 
[ 2 ]
Liturgia da Palavra. Vote_lcap0%Liturgia da Palavra. Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Liturgia da Palavra. Vote_lcap0%Liturgia da Palavra. Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Liturgia da Palavra. Vote_lcap0%Liturgia da Palavra. Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Liturgia da Palavra. Vote_lcap13%Liturgia da Palavra. Vote_rcap 13% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 8
 
 

Liturgia da Palavra. Empty Liturgia da Palavra.

Mensagem por Renan Qua 6 Abr - 17:27

Você já saiu da missa sem ter a menor noção de quais foram as leituras?

Coloquei uma votação descontraída, mas assunto é sério. Da mesma forma como você se aproxima da mesa da palavra, você se aproxima da mesa Eucarística. Se você não faz nem idéia de quais foram as leituras, provavelmente você também não lembra de como foi a sua comunhão com Jesus na Eucaristia.

Não deixe a graça passar...

Obs.: Não esqueça de votar.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por André Luiz Botelho Qua 6 Abr - 18:13

Gente a coisa é séria. Eu participo todos os dias da missa, e realmente me esforço bastante p/ prestar atenção, mas eta bicho disperso que eu sou. Meu consolo é que não é só na Igreja, é em tudo....

Interessante é que da homilia eu até lembro um tantinho bom, mas nem grilo mais, eu tenho esquecido até as coisas que eu mesmo falo para as pessoas (fato).

André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por Fhillipe Fhelps Qua 6 Abr - 22:58

Por mais que eu me esforce pra lembrar as vezes não consigo!
Lembro mais da homilia do sacerdote do que das leituras.
Quando eu toca na missa, aí que vira uma tragédia mesmo!!! Tenho uma gigante dificuldade em prestar atenção quando estou preocupado com a música.

Mas sempre me esforço
Fhillipe Fhelps
Fhillipe Fhelps
Articulador
Articulador

Mensagens : 314
Reputação : 16
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty ...

Mensagem por Chocanjo Qui 7 Abr - 10:00

Confesso que quando estou tocando só presto atenção no salmo e no evangelho, raramente sei o que foi dito na 1° e 2° leitura Embarassed . Agora como catequista estou mudando esse hábito e depois desse tópico estou me policiando +
forte abraço a todos, permaneçam com Deus!!!!


PAZ E BEM!!!!!!!
Chocanjo
Chocanjo
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 223
Reputação : 9
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 7 Abr - 11:16

Fhillipe Fhelps escreveu:Por mais que eu me esforce pra lembrar as vezes não consigo!
Lembro mais da homilia do sacerdote do que das leituras.
Quando eu toca na missa, aí que vira uma tragédia mesmo!!! Tenho uma gigante dificuldade em prestar atenção quando estou preocupado com a música.

Mas sempre me esforço

Chocanjo escreveu:Confesso que quando estou tocando só presto atenção no salmo e no evangelho, raramente sei o que foi dito na 1° e 2° leitura Embarassed . Agora como catequista estou mudando esse hábito e depois desse tópico estou me policiando +
forte abraço a todos, permaneçam com Deus!!!!

PAZ E BEM!!!!!!!



Bem, com a relação de estarem cantando na missa, isso realmente é bastante complicado, quando estamos trabalhando de uma forma geral na missa, as vezes, ficamos tão ocupados e preocupados com o que fazer a seguir que não conseguimos prestar atenção na missa.

Lembro quando era coordenador de grupo de jovens, que a missa ficava a nosso cargo, eu tinha que me preocupar com os leitores, ofertório, coleta, e um montão de outras coisas, acabava que nem via a missa acontecer, o bom que era na missa da manhã, aí eu ia na missa da noite novamente para poder participar de verdade.

Na missa da manhã eu trabalhava e na missa da noite eu participava, era a forma que eu arranjava para não ficar com aquela sensação de vazio.

No dia-a-dia, quando minha cabeça chega a Marte durante a missa, procuro (quando lembro) mais tarde, no serviço ou em casa ler novamente as leituras do dia e as vezes leio a homilia do site da Canção Nova.

André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por Ícaro de Souza Qui 7 Abr - 12:23

Poh acho que é algo de devemos nos policiar mesmo, pois senão compreendemos oq Deus fala através das Escrituras, como compreender o que ele fala ao nosso coração?

Até quando sirvo tocando, já deixei inúmeras vezes de prestar atenção. Porém com o tempo e estudos percebi que Música e Liturgia não se separam, se complementam, e passei a prestar mais atenção até para se caso tiver uma música fora do contexto litúrgico que ela venha a ser mudada para se adequar à Missa

abraços fiquem com Deus
t+
Ícaro de Souza
Ícaro de Souza
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 7 Abr - 15:56

Mandou muito bem Ícaro, o caminho é bem esse, mas não é exatamente fácil. Hoje foi mais um dos dias que precisei ler novamente as leituras após ter ido a missa, e olha que eu estava sentadinho, quietinho e olhando para a cara do padre, e ainda assim fui para Marte, fiz uma escala em Jupiter, estiquei até Saturno, lembrei do serviço, pensava no que iria almoçar, as coisas que tinha para resolver, até a calça multi-colorida de uma senhora estava me chamando a atenção...
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por Fhillipe Fhelps Sex 8 Abr - 0:09

Mandou bem mesmo Ícaro.
Na verdade, o que atrapalha quando estamos tocando é a falta de preparação prévia. Como assim??? Não tem condições de aprender a música na hora da missa, é isso que atrapalha tudo.
Quantas leituras eu já perdi pensando em uma melodia pro salmo, quantos momentos do ofertório eu perdi tentando aprender a música que tinha que tocar, quantas vezes deixei de comungar porque não podia parar de tocar.
É meio tenso as vezes, mas o que salva e chegar pra missa bem preparado, ciente das músicas que serão tocadas, para poder se concentrar pra missa também.
Fhillipe Fhelps
Fhillipe Fhelps
Articulador
Articulador

Mensagens : 314
Reputação : 16
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por André Luiz Botelho Sex 8 Abr - 9:14

Fhillipe Fhelps escreveu:Mandou bem mesmo Ícaro.
Na verdade, o que atrapalha quando estamos tocando é a falta de preparação prévia. Como assim??? Não tem condições de aprender a música na hora da missa, é isso que atrapalha tudo.
Quantas leituras eu já perdi pensando em uma melodia pro salmo, quantos momentos do ofertório eu perdi tentando aprender a música que tinha que tocar, quantas vezes deixei de comungar porque não podia parar de tocar.
É meio tenso as vezes, mas o que salva e chegar pra missa bem preparado, ciente das músicas que serão tocadas, para poder se concentrar pra missa também.


Pra isso é importante haverem ensaios e o pessoal da música conhecerem um pouco de liturgia, bem como ter lido a do dia antes de escolher as músicas.
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty leituras da missa

Mensagem por Cátia Sex 8 Abr - 15:34

Pessoal, especificamente para o caso em questão, entendo que
compreendemos melhor quando acionamos os nossos sentidos da visão e da audição
e exercitamos o diálogo.

Se acompanharmos a leitura, lendo (para tanto devemos ter em
mãos o texto - BÍBLIA); Se ouvirmos com atenção (meditando);

Se praticarmos o diálogo com nossos familiares sobre as
leituras (homilia), em casa, depois da Missa, há grande possibilidade, verdadeiramente, de lembrarmos das mesmas.

Deus abençoe a todos nós!
Cátia
Cátia
Novo Membro
Novo Membro

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por Kelsen Sáb 9 Abr - 22:03

Quando eu presto atenção, eu choro!
Kelsen
Kelsen
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 116
Reputação : 10
Data de inscrição : 23/03/2011

http://incordejesu.0sites.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por André Luiz Botelho Dom 10 Abr - 17:59

Kelsen escreveu:Quando eu presto atenção, eu choro!


Nunca te vi chorando. rsrsrssrs
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por cayo Qua 11 maio - 2:54

na maioria das vezes eu me esforço para prestar atenção, e em muitas consigo, mas em outras muitas só me recordo do evangelho.

me lembro de vezes até que subi na mesa da palavra para ler e após terminar minha leitura, não me recordava de praticamente nada do que tinha acabado de ler, e tinha que pegar o folheto pra ler novamente.
triste, mas verdade

me recordo de outra vez que a fui jantar com amigos após a missa, e durante a conversa me perguntaram como era o salmo do dia, demorei um tempão pensando, pra no final dizer que não me lembrava!

uma pergunta pra galera:

- vc comungaria mesmo não tendo prestado atenção nas leituras da missa?

cayo
Membro
Membro

Mensagens : 53
Reputação : 3
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 12 maio - 10:52

cayo escreveu:

- vc comungaria mesmo não tendo prestado atenção nas leituras da missa?


Bem... se eu for depender disso para comungar tô no sal. Eu realmente tento, me esforço, mas a cabeça não ajuda. Não creio que esteja pecando, mas penso que devo me esforçar mais.
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por cayo Qui 12 maio - 11:40

fala André!!! eu fiz esta pergunta porque as vezes eu vou a missa na São Francisco na semana.
terça passada eu cheguei atrasado. cheguei na missa e a homilia já havia começado. e como eu não havia participado da liturgia da palavra, preferi não comungar.

depois quando eu vi este tópico comecei a pensar na semelhança que existe entre :

*eu ter perdido a liturgia da palavra por ausência
e
*ter perdido a liturgia da palavra por não conseguir medita-la

eu então queria ver a opinião dos outros sobre esta semelhança e sobre importância da perda da liturgia da palavra na missa.

cayo
Membro
Membro

Mensagens : 53
Reputação : 3
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por André Luiz Botelho Qui 12 maio - 12:48

Cayo, não manjo muito de catecismo, mas até onde conheço, a para pessoa participar da mesa da Eucaristia, ela precisa ter participado da mesa da palavra, assim, para poder comungar, devesse ter chegado a tempo de ouvir as leituras. Em minha catequese, aprendi que se por um motivo justo você conseguir ao menos ouvir o Evangelho e estiver em estado de graça você pode comungar.

Veja bem, isso desde que você tenha realmente tenha tido um impedimento que o impossibilitou de chegar no inicio da missa. A missa deve ser vivida em sua totalidade, desde de o canto de entrada à bênção final.

No seu caso, como você chegou após a leitura do evangelho, então conforme o catecismo não ouve a participação da mesa da palavra, não podendo assim participar da ceia do Senhor fisicamente. No seu intimo, se você desejar ardentemente o Espírito de Deus desce sobre você e é possível viver uma Koynonia (Comunhão Profunda), ainda que não receba-a fisicamente.

Amém?
André Luiz Botelho
André Luiz Botelho
Articulador
Articulador

Mensagens : 346
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por Fabão Seg 6 Jun - 14:47

Sem estresses. A missa não serve para decorarmos as leituras. :-)

Mais importante que lembrar especificamente da leitura ou da homilia é prestar atenção. Presta atenção e vai com fé. É igual viajar durante o terço, você volta e reza de novo só porque viajou?

Mas eu tenho percebido que é também um exercício e um hábito, e mesmo sendo difícil é possível. Me ajuda muito tocar na missa, porque leio as leituras com atenção pensando em que músicas podem ajudar a assembléia a entrar no mistério.

Então, de repente é legal ler antes da missa (na Bíblia, na Liturgia Diária, na internet) e ir dialogando mentalmente com a homilia. Quando eu faço isso aproveito mais a Liturgia da Palavra, mesmo que não lembre especificamente da leitura, vou apreender a mensagem. ;-)
Fabão
Fabão
Membro
Membro

Mensagens : 47
Reputação : 12
Data de inscrição : 04/04/2011

http://www.fabaonacontramao.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia da Palavra. Empty Re: Liturgia da Palavra.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos