enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.


Participe do fórum, é rápido e fácil

enCRUZilhada
Seja bem vindo à enCRUZilhada!

Cadastre-se e/ou faça o login para poder comentar.

A leitura é livre em todas as áreas do fórum.
enCRUZilhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Liturgia Diária.

3 participantes

Ir para baixo

Liturgia Diária. Empty Liturgia Diária.

Mensagem por Renan Seg 6 Jun - 18:45

Olá pessoal. Tentarei a partir de hoje, fazer um tópico por semana sobre as leituras da semana. Assim poderemos aproveitar para entender um pouco mais sobre os temas de cada semana do tempo litúrgico. Tentarei postar sempre domingo ou no mais tardar segunda.

VII Semana da Páscoa.

Entrando na última semana da páscoa a liturgia nos ajudará principalmente nos seguintes temas: A vinda do Espírito Santo e a unidade dos cristãos. No sétimo Domingo da Páscoa celebramos a ascensão de Jesus aos Céus e desde a primeira leitura, nós percebemos que Deus vem nos preparar para viver após a páscoa:“Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
É nesse sentido que durante esta semana leremos o livro dos Atos dos apóstolos (cap.19,20,22,25,28 ) nas primeiras leituras. A cada primeira leitura São Paulo nos mostra firmemente como vivermos sendo apóstolos na Igreja conduzida pelo Espírito Santo. (Obs.: O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito por são Lucas).
Já nos Evangelhos (serão de João) nos capítulos 16 e 21, Jesus vai se despedindo dos Apóstolos, e demonstrando a eles que devem continuar confiantes nos seus apostolados. E no capítulo 17, reza ao Pai pela unidade dos Cristãos. A Igreja católica reza por essa unidade na VII semana do tempo da Páscoa. Deixemos a Liturgia falar ao nosso coração para que sejamos apóstolos de Cristo, dotados da força do Espírito Santo e conduzidos à unidade em um só corpo e um só espírito.


Domingo da Sétima semana da Páscoa
Primeira Leitura (At 1,1-11)
Spoiler:

Salmo
Spoiler:

Segunda Leitura (Ef 1,17-23)
Spoiler:

Evangelho
Spoiler:

Segunda-feira da Sétima semana da Páscoa
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:

Evangelho
Spoiler:

Terça-feira da Sétima semana da Páscoa
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:
Evangelho
Spoiler:

Quarta-feira da Sétima semana da Páscoa
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:
Evangelho
Spoiler:

Quinta-feira da Sétima semana da Páscoa
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:
Evangelho
Spoiler:

Sexta-feira da Sétima semana da Páscoa
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:
Evangelho
Spoiler:

Sábado da Sétima semana da Páscoa*
*São Barnabé Apóstolo*
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:
Evangelho
Spoiler:

Sétima semana do tempo da Páscoa
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:
Evangelho
Spoiler:

Fontes:Bíblia católica on-line, Tau Francisco e Bíblia Ave-Maria

Essa são as leituras da sétima semana do tempo pascal*, porém é possível ter outras leituras dependendo do santo do dia. A cada dia (a partir de amanhã) colocarei as memórias possíveis (caso existam) e as respectivas leituras.

Espero que tenham gostado.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia Diária. Empty Re: Liturgia Diária.

Mensagem por Chocanjo Ter 7 Jun - 12:02

é isso ai, muito boa a iniciativa, afinal a palavra é luz para os nossos caminhos
Chocanjo
Chocanjo
Membro Fiel
Membro Fiel

Mensagens : 223
Reputação : 9
Data de inscrição : 21/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia Diária. Empty Re: Liturgia Diária.

Mensagem por Renan Qua 8 Jun - 15:26

Renan escreveu:
Quarta-feira da Sétima semana da Páscoa
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:
Evangelho
Spoiler:
Hoje a Liturgia fala abertamente da unidade dos Cristãos. Já na primeira leitura são Paulo se despede da comunidade de Éfeso, exortando-os a permanecerem firmes na fé, tomando cuidado com as tentações que tentaram disperçar o rebanho: "Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos..."

Na oração sacerdotal Jesus roga ao Pai pelos seus, e manifesta o desejo de que estejamos unidos intimamente: “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um".
Que nesse dia rezemos para que cada cristão escute o chamado de Deus, para cumprindo a vontade de Deus aqui neste mundo, cheguemos juntos a glória do Pai.


Memórias possíveis para o dia 08 de junho
Santo Efrém, Diácono e Doutor - Memória facultativa
Beato Nicolau de Gésturi, Religioso - Memória facultativa

Abraços...


Última edição por Renan em Qua 8 Jun - 15:46, editado 1 vez(es)
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia Diária. Empty Re: Liturgia Diária.

Mensagem por Claudinha Qua 8 Jun - 15:37

Esse tópico vem incentivar algo que a Igreja vem tentando difundir entre seus fiéis: a leitura orante da Palavra. Segundo Dom Alberto Taveira a leitura orante da Bíblia é considerada um caminho privilegiado para o relacionamento com Deus e o amadurecimento na fé.
Spoiler:
Existem várias comunidades que possuem esse tipo de oração, vivida no Espírito Santo, a leitura da Palavra passa a ser meditada e partilhada para que produza frutos de santidade em nós...vale a pena tentar. Para aqueles que vão a missa diariamente também ajuda na preparação do terreno do nosso coração para receber Cristo na Eucaristia! =) Se você ficou curioso(a) para saber como se faz esse tipo de oração está na hora de se informar sobre o assunto!
Claudinha
Claudinha
Membro
Membro

Mensagens : 40
Reputação : 3
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia Diária. Empty Re: Liturgia Diária.

Mensagem por Renan Qui 9 Jun - 12:36

Quinta-feira da Sétima semana da Páscoa
Primeira Leitura
Spoiler:
Salmo
Spoiler:
Evangelho
Spoiler:

A primeira leitura de hoje termina assim:
“Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”. É nesse espírito que o salmista clama ao Senhor que Ele tenha misericórdia e guarde sua vida. E a resposta do Senhor no Evangelho é clara: "Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra". É a declaração de amor de Deus que se importa com os seus. Mas não apenas de guardar do mal, o Senhor deseja que ganhemos a glória: "Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo".

O discurso da unidade dos Cristãos continua eloquente na liturgia de hoje. Na primeira leitura os farizeus e os saduceus não se entendem, semelhantes a alguns cristãos de hoje em dia, mas como podemos almejar "que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste", se nao nos entendemos? É esse o apelo de Cristo, que sejamo um, para podermos constituir o corpo de Cristo.

Nove de junho
Bem-aventurado (Beato) José de Anchieta, Presbítero (Sacerdote Missionário) - Memória facultativa.

Abraços...
Renan
Renan
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 629
Reputação : 41
Data de inscrição : 12/03/2011

https://encruzilhada.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Liturgia Diária. Empty Re: Liturgia Diária.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos